Voluntariado corporativo, impulso, acesso gratuito ao inglês para jovens de escolas públicas e bolsistas

Parceria da ONG Cidadão Pró-Mundo com empresas mobilizadas mais de 150 voluntários, fortalecendo o ensino de inglês e promovendo a troca de conhecimento entre quem quer aprender e quem deseja ensinar
O ensino de inglês como ferramenta de transformação social tem se consolidado como uma ponte para a inclusão e o desenvolvimento de jovens de escolas públicas ou bolsistas. A proficiência no idioma, especialmente quando ampliada para esses grupos, está associada a diversas dimensões do desenvolvimento econômico e humano, incluindo melhores oportunidades educacionais, maior inserção no mercado de trabalho, acesso à inovação e maior engajamento com o mundo globalizado, de acordo com o relatório EF-EPI.
Na Cidadão Pró-Mundo (CPM), organização social que oferece cursos de inglês gratuitos para este público, essa missão é potencializada por meio de parcerias com empresas e seus colaboradores, que encontra no voluntariado corporativo uma oportunidade de gerar impacto — não só na vida dos estudantes, mas também em suas próprias trajetórias profissionais.
O voluntariado corporativo na ONG vem crescendo ano a ano e no primeiro semestre de 2025, mais de 150 voluntários de empresas parceiras engajadas, sendo 120 veteranos, demonstrando o interesse em continuar levando o inglês para quem quer aprender. Esta procura reflete uma tendência entre as empresas, incentivando, cada vez mais, as ações voluntárias como forma de engajamento dos colaboradores em iniciativas que beneficiam a comunidade e fortalecem as causas sociais. Organizações de diferentes setores têm incorporado esse movimento em suas agendas, promovendo atividades aprovadas às diretrizes de responsabilidade socioambiental e aos princípios ESG (Social, Ambiental e Governança) — com destaque para o pilar “S”, de Social.
“O voluntariado corporativo acaba sendo uma ação em que todos ganham: os estudantes que têm suas aulas garantidas, o colaborador que trabalha com mais propósito e adquire novas habilidades e a empresa que entrega impacto social real”, afirma Ludmilla Fregonesi, diretora-executiva do Cidadão Pró-Mundo.
Fortalecimento da cultura corporativa
“O impacto social de eliminar barreiras idiomáticas para jovens e adultos de baixa renda, além de aumentar a empregabilidade e reduzir desigualdades sociais, contribui também para o mercado do que fazemos parte, que se beneficia ao contratar esses jovens e ganha com a diversidade de talentos em seus negócios”, afirma André Bernini, sócio coordenador da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do escritório Pinheiro Neto Advogados, uma das empresas parceiras da CPM.
A conexão das contribuições com a organização é tão significativa que, muitas vezes, se desdobra em outros caminhos. Entre os relatos que marcam essa jornada, está o da voluntária Emily Somenzari, integrante do escritório de advocacia, que traduz bem o espírito da iniciativa: “ Ser voluntário no Cidadão Pró-Mundo é mais do que ensinar um idioma, é abrir portas para futuros repletos de possibilidades. Ao compartilhar seu conhecimento, você apenas não transmite palavras, mas também oferece uma chance de transformação pessoal e profissional para aqueles que precisam. Além de ter a oportunidade de impactar a vida dos alunos, é uma experiência transformadora também para o voluntário, pois proporciona crescimento pessoal e fortalece o senso de pertencimento a uma causa maior ”.
O voluntariado gera ganhos significativos tanto para os colaboradores quanto para a cultura organizacional. Segundo André , uma colaboradora do escritório que começou como voluntária em 2021 decidiu cursar uma pós-graduação em Direitos Humanos, ampliando sua visão de mundo e seu senso de propósito. "Fortalece o orgulho, o senso de pertencimento e o ideal de gerar impacto positivo na sociedade. Além disso, desenvolve soft skills como liderança, empatia, comunicação e adaptabilidade", diz.
Já na Cabot Corp, empresa líder global em produtos químicos especiais e materiais de desempenho , a parceria com a CPM começou em 2024, impulsionada pela iniciativa de um colaborador que já atuava como voluntário. Desde então, o programa vem crescendo — foram 20 voluntários até o momento, além de novos colaboradores em fase de adesão para o próximo semestre.
Para Amanda Sonvez, coordenadora administrativa da Cabot, o voluntário fortalece o senso de comunidade e impulsiona a cultura organizacional. "O voluntariado também promove a inclusão social e torna o ensino ainda mais rico, porque a pessoa que está ali, dedicando algumas horas dos seus sábados, não está por obrigação, e sim porque quer fazer parte, porque quer estar ali contribuindo de alguma forma na formação desses jovens e deseja ver a mudança acontecer. O inglês abre portas para que eles consigam se inserir em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado " , ressalta.
Ela reforça ainda que o incentivo ao ensino do inglês por meio do voluntariado vai muito além do conteúdo. “É sobre enxergar e cuidar do próximo com o objetivo de poder ajudar a transformar os sonhos destes alunos em realidade”.
O voluntariado corporativo como parte do DNA das empresas
Atualmente, 12 empresas trabalham em parceria com a ONG Cidadão Pró-Mundo, impulsionando a transformação social por meio do ensino de inglês. Para engajar seus colaboradores, muitas empresas realizam info-sessões, divulgam internamente as oportunidades, coletam depoimentos de voluntários e reforçam o convite a familiares e amigos, ampliando ainda mais a rede de impacto.
As empresas que participam atualmente do CPM são: Boehringer Ingelheim, Citibank, Pinheiro Neto Advogados, IBM, JP Morgan, Cabot, Amazon, Trench Rossi Watanabe, Microsoft, DocuSign, Bloomberg e IFC.
"O professor voluntário foi muito bem recebido internamente e é um sucesso a cada semestre. Já passou mais de 100 integrantes do nosso escritório. Assim como um CPM, pensamos que investir no potencial das pessoas, com pouco acesso às oportunidades, é a chave para um futuro mais inclusivo", conclui André, do Pinheiro Neto Advogados.
Empresas interessadas em conhecer mais sobre o Cidadão Pró-Mundo e iniciar um programa de voluntariado corporativo podem acessar www.cidadaopromundo.org.br .
Sobre a Cidadão Pró-Mundo
Há mais de 25 anos, o Cidadão Pró-Mundo oferece cursos de inglês gratuitos e de alta qualidade para jovens e adultos de escolas públicas e bolsistas. Em 2024, a organização sem fins lucrativos atendeu mais de 2.300 estudantes com o apoio de mais de 1.700 voluntários ativos e 21 empresas parceiras, cumprindo sua principal missão de promover a inclusão social e profissional. A organização possui oito Unidades para cursos presenciais e oferece capacitação on-line para todo o Brasil. Os alunos que concluem o curso regular alcançam o nível B1 de proficiência em inglês, mas para quem deseja continuar se aperfeiçoando, a ONG oferece o CPM Qualify , um curso preparatório de um ano para a certificação internacional da Cambridge. Para fazer a diferença na vida de mais pessoas, acesse www.cidadaopromundo.org.br .
Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação de Causas jessicaamaral@depropositocomunica.com