VOCAÇÃO - Foi comemorado na terça-feira ,12, o Dia da Enfermeira

VOCAÇÃO - Foi comemorado na terça-feira ,12, o Dia da Enfermeira
19/05/2015

Fernando Laurenti

O Jornal Agora Sertãozinho faz uma singela homenagem a todos os profissionais da área de enfermagem nas instituições de saúde do nosso município. Para registrar esta data entrevistamos Liliane  Passarelli,  enfermeira-coordenadora de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Sertãozinho.

A Irmandade de Misericórdia conta com um quadro grande de profissionais prestadores de serviços nos diversos setores, horários e dias. Todos os cerca de 200 trabalhadores da enfermagem da Santa Casa  são supervisionados pela entrevistada  do Jornal Agora Sertãozinho. Liliane Passarelli chegou em Sertãozinho com cinco anos de idade e, claro, já se considera uma sertanezina de corpo e alma. Hà 18 anos é formada em Enfermagem.

JA: Como é ser enfermeira ?

Liliane Passarelli:  Amo o que faço, sou apaixonada pela profissão, devemos ser sempre atentos e cuidadosos com nossos pacientes.  As enfermeiras e enfermeiros, além de assistirem e cuidarem da saúde das pessoas, estão  sempre lado a lado com uma mensagem de conforto, carinho e, acima de tudo, respeito ao momento pelo qual passa o paciente e a família. Dão apoio, contam histórias e frequentemente presenteiam com grande sorriso.

Hoje sabemos que todo hospital deve contar com um corpo médico e de enfermagem de excelência.

Médicos e enfermeiros trabalham lado a lado, um depende do trabalho do outro, por isto é muito importante que estejam em sintonia para o sucesso da equipe.

JA: Quando foi instituído o Dia do Enfermeiro no Brasil?

Liliane Passarelli:  Em 1938, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto n° 2.956, que instituía o “Dia do Enfermeiro”, a ser comemorado em 12 de maio, devendo nessa data ser prestadas as homenagens especiais à memória de Ana Neri, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do país, Ana Justina Ferreira Neri foi a pioneira brasileira da enfermagem.

JA: Existe graduação dentro da enfermagem?

Liliane Passarelli: Sim, existe o nível técnico. O auxiliar e técnico de enfermagem atendem o básico. E o enfermeiro que faz faculdade, uma formação de nível superior. Uma coisa que precisa ser dita é que a equipe de enfermagem é aquela que fica direta na cabeceira da cama do paciente, são os profissionais que ficam 24 horas com o doente. Como ficamos muito próximos do doente, somos nós que conseguimos observar a resposta do paciente em relação aos medicamentos e se está ou não melhorando.

JA: Como é conviver com os problemas das outras pessoas?

Liliane Passareli: A doença é um momento de crise para toda a família. Então, o que ela (família) quer? Ela quer sempre um algo a mais da gente. A ansiedade da família sempre é grande; muitas vezes, quem sofre de verdade é a família, não o paciente, porque o paciente está medicado e cuidado. Os familiares ficam querendo sempre saber: que hora que ele  (paciente) vai sair? Tem cura ? Ele sai dessa? São questões que até para o médico é difícil responder. É um momento de dor e crise da família inteira.

JA: Por que você escolheu ser enfermeira?

Liliane Passareli: Quem escolher esta profissão tem que estar sabendo que precisa gostar de gente. O contato é sempre muito direto com as pessoas. Você vai trabalhar com ser humanos. Isso me enche de prazer. É poder estar perto das pessoas. Quero, inclusive, abraçar e parabenizar todos os profissionais de enfermagem do nosso município de Sertãozinho.