Vereadora Neli Tonielo

11/03/2019

Existe a frase da semana;

Existe a frase do mês;

Existe a frase do ano;

Existem as frases positivas;

Existem as frases negativas;

Existem as frases de amor;

E existem as frases que precisam ser guardadas pela eternidade, tal como esta:

“Uma palavra mal colocada se torna malditaNeli Tonielo (durante a Sessão da Câmara do dia 25 de fevereiro)

 

REQUERIMENTOS - Vereadora Neli Tonielo faz vários requerimentos importantes esta semana

Esta semana vamos mostrar alguns dos requerimentos apresentados pela vereadora Neli Tonielo:

Requerimento 1

(Requer informações ao Executivo Municipal sobre a possibilidade de construção de um campo de bocha no Parque de Lazer Ennio Martelli, no Conjunto Lúcia Fabro Sverzut, em nossa cidade.)

Desde a inauguração deste parque, a vereadora vem pedindo esse campo de bocha, muitos moradores do bairro são praticantes de tal prática esportiva.

Requerimento 2

(Requer informações ao Executivo Municipal sobre a possibilidade de implantação do atendimento de terapias alternativas, como Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia e Reike, através da Secretaria Municipal De Saúde, de nosso município).

Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais.

Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão de arteterapia, sessão de meditação, sessão de musicoterapia, tratamento naturopático, sessão de tratamento osteopático, sessão de tratamento quiroprático e sessão de REIKI.

A inclusão foi realizada por meio da Portaria N° 145/2017, publicada no Diário Oficial da União.

Os procedimentos já são realizados por vários municípios brasileiros, segundo dados do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB), mas, com as inclusões, o Ministério da Saúde poderá acompanhar as ações realizadas em todo o país e com essas informações, qualificar as ações de cuidado.

Além das inclusões, foram também renomeados procedimentos já inclusos no rol das PICS. O objetivo é facilitar a identificação, pelos gestores, dos procedimentos nos sistemas de informação do SUS. As novas nomenclaturas são para terapia comunitária, dança circular/biodança, yoga, oficina de massagem/automassagem, sessão de auriculoterapia, sessão de massoterapia e tratamento termal/crenoterápico.

PANORAMA – A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) foi criada em 2006 e instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população por meio de recursos terapêuticos, entre eles fitoterapia, acupuntura, homeopatia, medicina antroposófica e termalismo.

Os serviços são oferecidos por iniciativa local, mas recebem financiamento do Ministério da Saúde por meio do Piso de Atenção Básica (PAB) de cada município. Em 2016, mais de 2 milhões de atendimentos utilizando praticas integrativas e complementares foram realizados nas unidades básicas de saúde, destes mais de 770 mil foram de Medicina Tradicional Chinesa, que inclui a acupuntura; 85 mil foram de Fitoterapia e 13 mil de Homeopatia. Mais de 926 mil foram de outras práticas integrativas que não tinham um código próprio para registro (que passam a ter com a publicação da portaria esta semana).

Atualmente, mais de 1.708 municípios oferecem práticas integrativas e complementares e a distribuição dos serviços está concentrada em 78% na atenção básica, principal porta de entrada do SUS, 18% na atenção especializada e 4% na atenção hospitalar. Hoje, mais de 7.700 estabelecimentos de saúde ofertam alguma prática integrativa e complementar em saúde, o que representa cerca de 28% das unidades básicas de saúde. Os dados revelam ainda que as PICs estão presentes em quase 30% dos municípios brasileiros, distribuídos pelos 27 estados e Distrito Federal e estão presentes em 100% das capitais brasileiras.

Desde a sua implantação, a procura e o acesso dos usuários do SUS a essas práticas integrativas tem crescido exponencialmente. Este movimento de crescimento deve-se a diversos fatores, entre eles o maior reconhecimento dessas práticas pelas evidências científicas e mesmo por sua efetividade pragmática facilmente verificável pelos beneficiados; o crescente número de profissionais capacitados e habilitados; o reconhecimento e a valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte destas práticas, sendo reconhecido inclusive pela Organização Mundial da Saúde, que incentiva os países a inserir estas práticas em seus sistemas de saúde, como tem feito o Brasil.

(justificativa do requerimento)

“Todos os meus requerimentos são elaborados por mim, pela minha assessoria e por sugestões de munícipes. Andamos muito pela cidade e damos voz aos anseios da população.” Neli Tonielo

 

ATENDIDO - Vereadora faz pedido para ser instalado semáforo e é atendida

Ementa do requerimento: 

(Requer informações ao Executivo Municipal sobre a possibilidade de instalação de semáforo na esquina das Ruas Voluntário Otto Gomes Martins e Humberto Ortolan - esquina do Cenourão).

Esta esquina é muito movimentada por vários motivos:

- Está localizada a Delegacia de Polícia;

- Está localizado o “Varejão Cenourão”, frequentado inclusive de pessoas idosas.

- Esquina de acesso do centro para vários bairros, como o Jardim Alvorada, Paraíso I, Paraíso II e Ouro Preto;

- Via de acesso também aos dois cemitérios da cidade e uma das saídas para o Distrito de Cruz das Posses.

E esta semana o Departamento de trânsito, já instalou o semáforo, que ainda está desligado, mas muito em breve estará em funcionamento (até o fechamento desta edição estava desligado).

E o responsável pelo trânsito, Coronel Camargo, afirmou que “além desse semáforo serão instalados mais 11 em nossa cidade”

“Obrigada, Coronel Camargo pela atenção que o senhor tem comigo no atendimento aos interesses da população sertanezina” Neli Tonielo