Vereadora Neli Tonielo, entrega título de cidadão sertanezeino ao Coronel Eduardo Migon
A sessão solene realizada na noite da última quinta-feira, 5, no Auditório da CANAOESTE foi toda especial. Diversas autoridades acompanharam e entrega de título de cidadão sertanezino ao ilustríssimo Coronel do 13º RCMEC, Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon. Os autores da homenagem foram a vereadora Neli Tonielo e o vereador Wilson Fernandes Pires Filho.
O Coronel Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon, é natural de Pirassununga/SP, onde nasceu em 04 Nov 1971. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1989, tendo sido declarado aspirante-a-oficial da Arma de Cavalaria em 1992, durante o curso tirou a maior nota 9,291, obtendo a primeira classificação de toda turma. Dentre as capacitações militares, é Bacharel em Ciências Militares (1989-1992) e especialista em Bases Geo-históricas para a formulação estratégica (2006) e em Equitação (1995).
Cursou, com aproveitamento, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, onde obteve, em complemento ao ensino regular, as titulações, respectivamente, de Mestre em Operações Militares (1999-2000) e Doutor em Ciências Militares (2008-2011).
Como Comandante do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Anhanguera, função que exerceu no biênio 2016 e 2017, reforçou a já elevada integração com os municípios que integram a área de responsabilidade daquela organização militar, a exemplo de Sertãozinho.
Especificamente quanto ao serviço militar, cooperou para com o regresso e permanência de Sertãozinho no rol dos municípios tributários. Significa dizer que incentivou e apoiou o funcionamento da Junta de Alistamento Militar do Município, assim como apoiou a seleção e serviço militar inicial dos jovens alistados do município. Em tal proceder, manteve franco e cordial diálogo com as instituições municipais, em especial no âmbito do Poder Executivo municipal.
Compreendendo a importância da integração com a sociedade, apoiou o Clube dos Boinas Pretas, associação que congrega ex-militares residentes em Sertãozinho e região. Neste sentido, além de profícuo diálogo com a entidade sertanezina, dedicou-se a acolher seus integrantes nos principais eventos organizados no 13º RCMec, a exemplo das atividades cívicas associadas ao Dia da Cavalaria e ao Dia do Reservista. E pela primeira vez na história da FENASUCRO 2017, e de Sertãozinho, tivemos a participação do 13º RC Mec, com exposição de blindados e militares interagindo com os todos os presentes na feira que é de nível internacional abrilhantando ainda mais este evento.
Em diversas oportunidades recebeu delegações oficiais do município de Sertãozinho, a fim de apoiar o fortalecimento das instituições locais. A partir de tais iniciativas e diálogos foi possível organizar exposições de materiais militares, esclarecimentos acerca do processo de implantação das organizações militares denominadas “tiros de guerra”, assim como apoiar iniciativas de fortalecimento a ações locais de inovação e desenvolvimento socioeconômico.
Ao longo do período em que serviu como Comandante do 13º RC Mec o Cel Eduardo Migon evidenciou profundo respeito e admiração pelas instituições e cidadãos do município de Sertãozinho, os quais sempre tratou com atenção, dedicação e consideração, incentivando a integração entre o Exército Brasileiro e seus ex-integrantes, razão pela qual se tornou merecedor desta mui digna homenagem.
E assim com uma frase de George Washington:” A disciplina é a alma de um exército; torna grandes os pequenos contingentes, proporciona êxito aos fracos, e estima todos.”.
Prêmios e Condecorações:
2016
Medalha MMDC, Sociedade Veteranos de 32.
2011
Honra ao Mérito - Aprovação com distinção (1º lugar), Instituto de Estudos Superiores Militares.
2009
Medalha Militar (Prata), Presidência da República.
2009
Medalha Marechal Osório - O Legendário, Comando do Exército.
2001
Campeão do Exército - CCE (Equipe), Comissão de Desportos do Exército.
2000
Medalha Militar (Bronze), Comando do Exército.
2000
Medalha Marechal Hermes - Aplicação e Estudo (1º lugar - Cavalaria), Departamento de Ensino e Pesquisa - Comando do Exército.
2000
Melhor rendimento em Avaliação Somativa (Operações Ofensivas), Curso de Cavalaria - ESAO.
2000
Honra ao Mérito - Classificação final de curso, Fundação Habitacional do Exército.
1999
Campeão do Exército - CCE (Equipe), Comissão de Desportos do Exército.
1999
Campeão do Ranking FEERJ - CCE - Cavalos Novos, Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro.
1999
Campeão do Ranking FEERJ - CCE - Principal (1 estrela), Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro.
1998
Campeão do Ranking FEERJ - CCE - Nível II, Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro.
1995
Honra ao Mérito - Menção "Muito Bom" (1º lugar), Escola de Equitação do Exército.
1992
Medalha Marechal Hermes - Aplicação e Estudo (1º lugar - Cavalaria), Departamento de Ensino e Pesquisa - Ministério do Exército.
1990
Honra ao Mérito - Melhor rendimento no Ensino Fundamental, Curso Avançado - AMAN.
1990
Honra ao Mérito - Alto rendimento individual em Operações de Patrulha, Curso Avançado - AMAN.
1989
Honra ao Mérito - 1ª classificação no Espadim da Turma Batalha de Guararapes, Curso Básico - AMAN.
1988
Medalha de Aplicação Gen Agrícola Bethlem (Matemática), Colégio Militar do Rio de Janeiro.
IDIOMAS:
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
“Parabenizo ao Cel Eduardo Migon, por esta justa e merecida homenagem e hoje tenho a honra de fazer a entrega pessoalmente em suas mãos, parabéns Coronel” – Vereadora Neli Tonielo