Vereador Niltinho participa de Movimento pela retomada do setor sucroenergético

FOTO: Josiane Cunha
05/03/2015

Na noite de segunda-feira, dia 26, a Câmara Municipal realizou uma sessão legislativa para reafirmar seu apoio ao Movimento pela retomada do setor sucroenergético.

Na ocasião, importantes lideranças explanaram sobre os efeitos negativos que a crise e o grande número de desempregos vêm causando em diversos segmentos da sociedade. Também foi votado e aprovado por todos os vereadores presentes o Projeto de autoria do vereador e 2º Secretário, Nilton César Teixeira, o Niltinho, de constituição de Comissão de Assunto Relevante para atuar junto aos governos Federal, Estadual e Municipal na busca de soluções para a crise instalada no setor, cujos reflexos já são sentidos em todas as áreas produtivas do município, com mais de 3 mil desempregados somente no ano passado. “A Câmara Municipal vem desenvolvendo um belo trabalho e lutando arduamente em busca de ações efetivas que solucionem a crise para que o setor sucroenergético se recupere, além de buscar e conseguir, através do Pacto Social formado junto a diversas entidades da cidade, desenvolver algumas ações imediatas para diminuir o impacto do desemprego às famílias que perderam suas rendas”, comentou o vereador.

Já na manhã de terça-feira, dia 27, Niltinho participou do Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético, que aconteceu em Sertãozinho. Cerca de 8 mil trabalhadores, além de representantes de diversas entidades, prefeitos, vereadores, deputados e até o Secretário da Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, bloquearam as Rodovias Armando de Sales Oliveira, seguindo até a Carlos Tonani em um manifesto pacífico para alertar e sensibilizar as esferas governamentais estadual e federal, sobre os impactos negativos que a falta de incentivo ao setor sucroenergético tem causado à economia de centenas de municípios canavieiros. Na ocasião, o vereador fez uso da palavra representando a Câmara Municipal e destacou as lutas do poder legislativo. “Há mais de um ano nós lutamos pela recuperação do setor e dos empregos que foram perdidos na cidade. Este movimento foi apenas o ponta pé inicial de tudo o que faremos para que o governo defina regras claras para o etanol, o torne uma matriz energética efetivamente e faça políticas públicas de incentivo ao setor que gera muitos empregos e é capaz de fabricar uma energia limpa e renovável. Se for preciso, vamos nos mobilizar para ir até Brasília e repetir este mesmo protesto até sermos atendidos e termos atitudes concretas. Quero parabenizar a todos que participaram deste maravilhoso movimento, muitas pessoas aderiram e se uniram em busca de um único objetivo, de forma tranquila, ordeira e apartidária. A luta não para por aqui, juntos vamos conseguir e novamente veremos Sertãozinho prosperar. Esperamos poder contar com o apoio e participação de todos nesta luta e garanto que também poderão sempre contar conosco”, finalizou Niltinho.

Ao final do manifesto uma carta com todas as reivindicações e necessidades do setor foi entregue ao Secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, para que leve ao Governador, Geraldo Alckmin e, posteriormente, à Presidente Dilma.