Veja os candidatos a prefeito de Sertãozinho nas eleições 2020
Da Redação
Após o último dia permitido para a realização das convenções, os partidos oficializaram as candidaturas para a disputa pela chefia do Executivo. Quatro nomes foram definidos. A lista dos políticos foi organizada em ordem alfabética.
Claudinei Luís da Silva (PSL)
O Partido Social Liberal (PSL) oficializou no dia 12 de setembro a candidatura de Claudinei Luís da Silva. O anúncio aconteceu durante convenção presencial em um espaço cedido por um dos membros do partido. A candidata a vice na chapa “Renova Sertãozinho” é a cabo da Polícia Militar Flávia Messias.
Claudinei Luís da Silva tem 45 anos e é natural de Sertãozinho. Advogado, atua na área trabalhista e previdenciária. Entre os anos de 2013 e 2015 foi vice-presidente da 80ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Sertãozinho. Pela primeira vez é filiado a um partido político e concorre a um cargo público no município
Doutor Wilsinho (PSDB)
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) oficializou no dia 13 de setembro a candidatura de Wilson Fernandes Pires Filho, o Doutor Wilsinho. O anúncio aconteceu durante convenção presencial no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação da cidade. O candidato a vice na chapa “Avança Sertãozinho” é Ricardo Almussa (Dem).
Doutor Wilsinho tem 60 anos e é natural de Sertãozinho. Médico, atuou no corpo clínico da Santa Casa de Sertãozinho, onde também foi diretor. Já dirigiu um hospital particular do município e é médico da saúde pública desde 1994. Em 2016, foi eleito vereador com 3298 votos. É a primeira vez que concorre à chefia do Executivo do município
Ederli Batista (PT)
O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou no dia 14 de setembro a candidatura de Ederli Batista. O anúncio aconteceu durante convenção virtual. O candidato a vice na chapa “Frente Democrática Popular” é Ironir Guimarães.
Ederli Batista tem 48 anos e é natural de Sertãozinho. É economista formado pela Universidade Federal do Tocantins, pós-graduado em docência técnica, tecnologia e ensino superior pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e técnico em telecomunicações. Disputa um cargo público pela primeira vez.
Niltinho (Cidadania)
O partido Cidadania oficializou no dia 16 de setembro a candidatura de Nilton César Teixeira, o Niltinho. O anúncio aconteceu durante convenção presencial no Centro Esportivo Mogiana. O candidato a vice na chapa "Segue em frente, Sertãozinho" é Antônio Eduardo Tonielo, o Toninho Tonielo (Progressistas).
Nilton César Teixeira tem 50 anos e é natural de Sertãozinho. Formado em História e Geografia e Técnico em Contabilidade, Niltinho é funcionário público municipal desde 1989. Atuou como vereador entre os anos de 2013 e 2016, foi secretário municipal de Governo e é o atual vice-prefeito de Sertãozinho. Pela primeira vez disputa o cargo de chefia do Executivo.
Calendário das eleições 2020
Confira abaixo as datas do calendário eleitoral deste ano:
Desde o dia 11 de agosto as emissoras ficaram proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;
De 31 de agosto a 16 de setembro foi o período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações;
O dia 26 de setembro é o prazo para registro das candidaturas; a partir dessa data, a Justiça Eleitoral convoca partidos e a representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia dando início a propaganda eleitoral, que também vai acontecer na internet;
O dia 27 de outubro é o prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), além dos recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
No dia 15 de novembro acontece o primeiro turno da eleição. Caso haja segundo turno, a data é o dia 29 de novembro
Dentro do calendário eleitoral, os concorrentes têm até o dia 15 de dezembro para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições.
No dia 18 de dezembro será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas. (Com informações do G1)