VALORIZAÇÃO - Liderar, motivar e engajar!

03/07/2017

Além de estimular os funcionários, um líder precisa ter a capacidade de engajar a equipe na conquista de bons resultados. Ele também deve ser um influenciador e bom gestor dos recursos da empresa. É um cargo que requer habilidades técnicas, emocionais e muita dedicação, afinal, não existe fórmula pronta para uma carreira de liderança bem-sucedida, o aprendizado é diário. Bárbara Bernardi Canhos, docente na área de gestão e negócios do Senac Ribeirão Preto, comenta um pouco sobre as qualidades indispensáveis aos líderes.

O primeiro item é saber criar relacionamentos produtivos para a empresa. “É imprescindível ter a habilidade de conhecer e reconhecer as necessidades e os interesses das pessoas que compõem o time, só assim é possível estabelecer um bom clima organizacional e garantir o empenho dos envolvidos”, destaca Bárbara.

Boa comunicação e pensamento positivo são outros quesitos essenciais aos líderes. “Para que todos se mantenham unidos em um propósito maior, os funcionários precisam compreender e acreditar naquilo que fazem. Sendo assim, o líder precisa saber clarificar e motivar”, completa a docente. O bem maior de uma organização são as pessoas, que possuem sentimentos e motivos racionais diferentes, por isso liderar uma equipe não é um processo simples.

Para Bárbara, a valorização do capital humano é o principal aprendizado. “Quando gerimos relacionamentos e damos exemplos por meio de ações no dia a dia, permitimos uma clarificação das atitudes e conseguimos engajar equipes em prol de resultados favoráveis a todos”.

Quem comprova isso é Everton Gomes Braatz, de 35 anos, que há um ano é encarregado de processos numa grande empresa. Ex-aluno do curso Técnico em Administração do Senac Ribeirão Preto, Everton preza pela interação com o time. “Os obstáculos sempre vão existir, então o líder tem que ser exemplo e conseguir orientar com tranquilidade e clareza. Tive muitas orientações em sala de aula, mas, para dar certo, precisa existir um bom relacionamento interpessoal durante a atuação no trabalho”, comenta. 

A docente do Senac finaliza ressaltando que “o líder encoraja a participação das pessoas na empresa justamente porque atua como um facilitador para orientar o grupo, coordenando atividades e sugerindo ideias para o serviço”. (Com informações da ComTexto Comunicação Corporativa)