UTI NEONATAL - Santa Casa de Sertãozinho recebe doação de polvos de crochê para a UTI Neonatal
Maristella Coutinho
Os bebês prematuros da UTI Neonatal da Santa Casa de Sertãozinho estão se sentindo mais seguros. Isso porque, na última semana, o hospital foi agraciado com 16 polvos de crochê doados pela sertanezina Aline Heck Mafra.
Segundo ela, a criação dos polvos foi uma iniciativa própria, após conhecer o “Projeto Octo” através das redes sociais, que consiste em polvos de crochê que prometem melhorar os sistemas respiratório e cardíaco do recém-nascido. “Eu decidi confeccioná-los e doá-los para os bebezinhos da UTI Neonatal da Santa Casa porque achei a ideia muito criativa. Além disso, fico muito feliz de ver que, além de ajudar os bebês, também ajudo os pais a se sentirem mais seguros, sabendo que seus filhos estarão bem”, disse.
Os polvos são colocados ao lado dos bebês e, a partir daí, eles tomam a iniciativa de abraçá-los como se fizessem parte da própria mãe.
De acordo com informações da assessoria de Comunicação da Santa Casa, a UTI Neonatal já recebeu doação de outros munícipes, que preferiram permanecer no anonimato. Portanto, quem tiver interesse em ajudar pode ir pessoalmente até lá ou ligar no telefone 3946-2855 e falar com as Assistentes Sociais, Luciana ou Lívia Gallão.
Vale ressaltar que ao terem alta médica da UTI Neonatal, os polvos serão doados aos bebês devido ao vínculo afetivo criado durante o tempo de internação.
Sobre o Projeto Octo
O Projeto Octo começou na Dinamarca em 2013, quando um grupo de voluntários passou a costurar polvos de crochê para doar para bebês prematuros em unidades de tratamento intensivo neonatais. Os polvos ajudam os bebês prematuros a se sentirem mais seguros e confortáveis em maternidades. Ao abraçar o brinquedo, feito de crochê, os recém-nascidos se sentem mais calmos e protegidos, pois os tentáculos se remetem ao cordão umbilical e dão segurança semelhante a do útero materno.
Para que o brinquedo seja seguro para recém-nascidos, os polvos precisam ser 100% algodão, assim podem ser levados à máquina de lavar. É precisa de atenção aos tentáculos, que não podem passar de 22 centímetros. (Com informações da Assessora de Comunicação da Santa Casa).