Uso de máscara passa a ser obrigatório em todo o Estado de São Paulo
Seguindo o decreto estadual nº 64.959/2020, em relação às medidas de contingência para a COVID-19, o uso de máscara passou a ser obrigatório em todo o Estado, desde quinta-feira, dia 07. Isso incluiu o município de Sertãozinho e o Distrito de Cruz das Posses.
Os munícipes devem utilizar suas máscaras nas ruas, supermercados, serviços de transporte, espaços públicos, enfim, quaisquer lugares ao saírem de casa.
Segundo dados da Vigilância em Saúde do Município, está ocorrendo fiscalização e orientação aos estabelecimentos e munícipes. “É importante dizer que estamos orientando todos os estabelecimentos a não deixarem entrar pessoas que estejam sem máscaras. Estamos fazendo também um trabalho de fiscalização nas ruas, para orientar os munícipes que saírem de casa sem este acessório”, informou a chefe do setor, Karina Solano Cândido, que completou: “as máscaras apontadas no decreto podem ser de tecido e feitas em casa, de TNT, ou até mesmo que seja apenas algum lenço que, amarrado ao rosto, cubra do nariz ao queixo. As únicas máscaras que não indicamos são as cirúrgicas, pois são de uso exclusivo dos profissionais de saúde”.
A médica infectologista do município, Dra. Renata Abduch reforçou sobre a importância do uso das máscaras. “Com o avanço da pandemia, os especialistas vêm buscando meios para ajudar a evitar o contágio e a transmissão do vírus. Por ser um vírus que é transmitido por gotículas, o uso da máscara contribui para evitar o contágio. Mas, é importante dizer que, não só o uso das máscaras é eficiente; também é necessário manter todos os meios de higiene, como lavar as mãos, fazer o uso do álcool em gel, lavar bem a máscara utilizada e não tocar na parte frontal dela. É importante seguir todos os métodos que já vêm sendo divulgados pelo Ministério da Saúde”, informou. (Departamento de Comunicação PMS)
Legenda: Uso de máscaras passou a ser obrigatório em todo o Estado, desde quinta-feira, dia 07
Foto: Pixabay