UPA Sertãozinho: todos nós estamos engajados para oferecer à população um serviço de qualidade

UPA Sertãozinho: todos nós estamos engajados para oferecer à população um serviço de qualidade
24/08/2015

Uma coisa é certa: Sertãozinho deu um salto de qualidade, ao promover à população a entrega da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) “Dr. Pedro Thomé Francisco dos Reis”, no Jardim Grande Aliança. É claro que toda mudança causa certos desconfortos, necessidade de ajustes, mas a população, num futuro bem breve, perceberá os benefícios que isso trará a todos.

Nesses 21 dias, desde sua inauguração, estamos trabalhando incansavelmente para rever pontos com necessidade de intervenção, corrigir e adequar fluxos internos para agilizar o atendimento, avaliar procedimentos médicos e “afinar” junto a toda equipe uma melhor forma de atender todos os pacientes que passam por lá.

Para se ter uma ideia, todos os funcionários da UPA, assim como toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estão empenhados para que a unidade funcione a contento promovendo assistência qualificada. O próprio prefeito Zezinho Gimenez vem acompanhando de perto os trabalhos na UPA, sendo que, nos últimos dias, estando presente por diversas vezes no dia, ficando até altas horas da noite, conversando com moradores, ouvindo sugestões e tendo feedback dos profissionais envolvidos para conduzir situações detectadas.

Apesar de algumas observações contundentes e até algumas inverdades publicadas em redes sociais, todos nós estamos engajados. Não tenha dúvida disso. E esse cuidado não é de hoje; vem desde a implantação e acompanhamento da obra da UPA, cujo projeto inicial foi estruturado baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde, segundo classificação para UPA – Porte II, com atendimento para 100.000 a 200.000 habitantes do município.

Diante da retomada da obra, que estava paralisada desde 2010, foi realizado um estudo e concluímos que, seria necessário o redimensionamento de alguns pontos da estrutura para atender nossa atual demanda, garantindo assim, a assistência e acrescentando as urgências e emergências, antes absorvidas pela Santa Casa, com alteração do perfil de atendimento, que era realizado nas unidades básicas, que incluía apenas elenco de consultas médicas de baixa complexidade e com deslocamento para realização de exames.

A UPA - Sertãozinho tem dimensões físicas de uma UPA Porte III, de acordo com a Portaria GM/MS 1601, de 07 de julho de 2011, dimensionada para pronto atendimento de 200 a 300.000 habitantes, com área compatível em metros quadrados (1.294 m²), com suporte para atendimento de 450 pessoas por dia, em média, e seis consultórios médicos, incluindo o de Ginecologia/Obstetrícia.

Como “melhorar sempre” é a marca desta gestão, este estudo possibilitou aperfeiçoarmos ainda mais a UPA. Só para você ter uma ideia, a capacidade da sala de espera foi dobrada: prevista para 40 na UPA Porte II, foi ampliada para 80 pessoas (previsto para Porte III).

Vale salientar que, entre outras diferenças, o consultório odontológico, duas salas de classificação de risco e sala de medicamentos com oito poltronas, previstos somente para UPA Porte III, foram incorporados na atual Unidade de Pronto Atendimento.

E não para por aí: há um número maior de leitos de observação, as salas de imobilização e gesso não são exigidas em nenhum porte, mas a UPA-Sertãozinho tem, além de uma sala de medicação a mais que o exigido para porte II e III.

A dimensão de todas as salas é maior que o exigido pela portaria em metros quadrados, garantindo amplo conforto para a realização do trabalho e facilidade de fluxos internos, climatização e informatização de todos os consultórios e áreas de atendimento, promovendo melhor acolhimento aos usuários, visualização dos exames de radiografias, com processo digital.

A Administração Municipal vem investindo muito em saúde. Basta acompanhar as benfeitorias já entregues nessa área como o Centro de Especialidades Odontológicas “Marlene Câmara Seccani” e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) “José Aparecido Léllis”. O custo mensal da UPA, por exemplo, será de quase R$ 1 milhão por mês e geramos a contratação de mais 100 novos funcionários.

De uma coisa todos nós temos certeza: estamos trabalhando para o aprimoramento de fluxos internos, promovendo rapidez e eficiência nos atendimentos, com equipe de profissionais capacitados para atendimentos de urgência e emergência.

É sempre bom lembrar que, as unidades básicas de saúde estão disponíveis para procedimentos de rotina, que incluem as consultas agendadas, curativos, verificação de pressão arterial para controle, administração de medicamentos, realização de testes de glicemia de rotina para controle de diabetes, aerosol, vacinação, orientações de saúde e todos os procedimentos que não são de urgência e emergência.

É por isso e por tantos outros motivos que faço questão de frisar: estamos, sim, todos comprometidos para que a UPA-Sertãozinho continue fazendo aquilo que todos os moradores merecem: um serviço de qualidade sempre!

 

Rita Montenegro – Secretária de Saúde do Município