Unimed Ribeirão Preto conquista nota máxima em avaliação de desempenho entre operadoras de Saúde no Brasil

Unimed Ribeirão Preto conquista nota máxima em avaliação de desempenho entre operadoras de Saúde no Brasil
31/01/2022

A Unimed Ribeirão Preto acaba de receber a nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). A avaliação, divulgada no dia 06/01, é elaborada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – órgão governamental que regula o setor em todo o país, por meio do Programa de Qualificação de Operadoras, que calcula o desempenho das operadoras de Saúde médico-hospitalar no território nacional, com indicadores definidos pela própria entidade. Além da chancela oficial, a Unimed Ribeirão Preto integra o grupo das 10 melhores operadoras de planos de saúde brasileiros, entre as 681 empresas avaliadas pela ANS.

Em uma escala de 0,0000 a 1,0000, a Unimed Ribeirão Preto garantiu nota 1,0000 na avaliação anual. A cooperativa médica foi avaliada em quatro dimensões: desenvolvimento e qualidade na atenção à Saúde (IDQS), garantia de acesso aos atendimentos (IDGA), sustentabilidade no mercado (IDSM) e gestão de processos e regulação (IDGR). A metodologia avaliou o cuidado com a saúde dos clientes, gestão econômico-financeira da operadora, a estrutura de operação e satisfação do usuário.

“Este índice é oficial, com critérios de avaliação públicos, elaborado pelo órgão federal de Saúde. Isso o torna muito valioso em termos de importância para as operadoras brasileiras que recebem a avaliação”, destaca o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Gustavo Ribeiro de Oliveira.

Para o presidente da cooperativa médica, a qualificação comprova que a Unimed Ribeirão Preto é uma empresa focada em uma prestação de serviços de qualidade, pois a nota máxima é difícil de ser obtida. “São poucas operadoras do Brasil que conquistaram esse índice. Isso mostra que a Unimed tem um olhar para o cliente e para a gestão da empresa. O fato de termos a chancela de uma entidade pública e oficial do Governo Federal valoriza muito essa conquista”.

Julio César Paim, CEO e diretor geral da Unimed Ribeirão Preto, explica que Índice de Desempenho da Saúde Suplementar permite a comparação entre operadoras e funciona como uma aferição imparcial e importante para atestar as boas práticas da instituição. “Apenas 19 operadoras com mais de 100 mil clientes obtiveram a nota máxima. De maneira inédita, a conquista da Unimed Ribeirão Preto é prova contundente de uma gestão baseada no profissionalismo que trabalha pela valorização dos médicos, clientes e colaboradores, cuidando das pessoas de forma competente, sustentável, ética e transparente.”

 

O programa de qualificação

O Programa de Qualificação de Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar foi iniciado em 2004 e reestruturado em 2015, por intermédio da Resolução Normativa nº 386, de 9 de outubro de 2015, e pela Instrução Normativa nº 60, de 9 de outubro de 2015. O objetivo da revisão foi promover a melhoria contínua do programa, de acordo com as novas regras e práticas do setor suplementar de Saúde, propondo conceitos alinhados aos novos eixos direcionais da agência à agenda regulatória mais recente e à literatura de qualidade em Saúde.