Um novo tempo para os idosos de Sertãozinho e Cruz das Posses

Musicoterapia é uma das atividades oferecidas gratuitamente pelo Centro de Convivência do Idoso
23/03/2015

Gradativamente, a Administração Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade, vem imprimindo um novo cenário para os membros da terceira idade de Sertãozinho e Cruz das Posses, que têm como base a inclusão social e a valorização das relações interpessoais.

De 2013 para cá, o Fundo Social, com o respaldo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, reformulou, padronizou e ampliou as atividades oferecidas pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI), e também as estendeu para outros pontos da cidade e para o Distrito de Cruz das Posses, fazendo com que as mesmas oportunidades se tornassem mais acessíveis para um maior número de idosos. “Quando iniciamos nossos trabalhos, há pouco mais de dois anos, percebemos que o município dispunha de estrutura física para fazer muito mais pela terceira idade. Assim, junto às secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Educação e Cultura, viabilizamos a diversificação das atividades artísticas e/ou terapêuticas, como nos casos da musicoterapia e da dança; e junto à Secretaria de Esporte e Lazer conseguimos ampliar as atividades físicas, abrindo novos horários para o vôlei e a ginástica em grupo, por exemplo. Com esses apoios, conseguimos levar atividades para Cruz das Posses, para o Ginásio de Esportes ‘Docão’ e para o Centro Comunitário do Jardim Alvorada”, elenca a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni.

Hoje em dia, as diversas atividades oferecidas para a terceira idade contemplam cerca de 500 idosos, nos polos de Sertãozinho e no Distrito de Cruz das Posses. Quem reside próximo ao Centro de Convivência do Idoso, na região do Alto da Semar, tem à disposição várias opções de atividades, como ginástica, coreografia, artesanato, vôlei feminino e masculino, dança de salão, musicoterapia, artesanato e coral musical.

No Ginásio de Esportes “Docão” estão concentrados os treinos de vôlei feminino para integrantes de 60 a 70 anos, e no Centro Comunitário do Jardim Alvorada, são oferecidas aulas de ginástica, artesanato e dança.

Já no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cruz das Posses, são disponibilizadas aulas de coral, dança, ginástica e artesanato. “Pouco a pouco estamos expandindo as atividades para facilitar o acesso dos idosos a essas ações. O Centro de Convivência do Idoso, até por sua estrutura, na qual já realizamos algumas melhorias solicitadas pelos próprios usuários, concentra a maior parte das atividades e, por isso, é importante reforçar que ele está aberto a todos os idosos que não residem naquela região, mas que se interessam por alguma atividade que só é oferecida lá; basta procurar a coordenação do local e fazer a inscrição. Todos serão muito bem-vindos e bem recebidos”, pontua Tatiane Guidoni.

Além das atividades físicas, terapêuticas e de recreação, a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Hevelin Souza Mendes Garrefa, aponta outra ação importante. “Ainda em relação às atividades oferecidas, destaca-se o incentivo à leitura. No Centro de Convivência temos um espaço destinado para essa prática, que é contemplado pelo projeto Geladeiroteca, em que os idosos podem, inclusive, contribuir com o acervo doando livros que já foram lidos. Além disso, estamos sempre incentivando os idosos a fortalecerem seus laços de amizade, promovendo a socialização, que é um fator importante para auxiliar muitas pessoas, que nos procuram na ânsia de se libertarem da solidão e até da depressão”, comenta.

O apoio social oferecido pelo Centro de Convivência do Idoso tem levado famílias a participarem das atividades. Aos 58 anos, Geiza Aparecida Barbosa dos Santos ingressou nas atividades do Centro antes de entrar para a faixa etária da terceira idade, com o objetivo de auxiliar o pai, Joaquim Barbosa, de 88 anos. "As atividades fazem muito bem para mim, principalmente para o meu pai, que sofre de Mal de Alzheimer. Quando ele foi diagnosticado com a doença, o médico sugeriu a realização de atividades em grupo, e como o CCI oferece várias opções, aproveitamos a oportunidade. Hoje, ele se sente melhor e, segundo o médico, a qualidade de vida dele mudou para melhor", relata.

Quem já frequentava o local, acredita que as mudanças estruturais e administrativas realizadas foram positivas. “Estou completamente satisfeita com tudo. As aulas são ótimas e com elas temos a oportunidade de nos divertir muito. Com as mudanças realizadas no CCI, agora me sinto mais à vontade para participar de praticamente todas as atividades", revela Maria Regina Vassimon, 65 anos.

Os idosos que queiram seguir os exemplos da Geiza e da Maria Regina, podem ingressar em qualquer atividade oferecida pelo Centro de Convivência do Idoso, inclusive nas extensões do “Docão”, do Jardim Alvorada e de Cruz das Posses. As vagas permanecem abertas o ano todo e as listas de atividades por polo podem ser acessadas na seção do Fundo Social de Solidariedade, no site da Prefeitura de Sertãozinho, através do http://www.sertaozinho.sp.gov.br/conteudo/atividades-para-a-terceira-idade.html.

Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 3942-9019.

Políticas públicas para a terceira idade

Pouco mais de 12% da população de Sertãozinho é composta por pessoas de 60 anos ou mais, os chamados representantes da terceira idade. A cidade segue a tendência de aumento da expectativa de vida constatada em todo o país e, por isso, os planos para ampliação de atividades de esporte, lazer e entretenimento, somados à elaboração de políticas públicas para esse grupo de cidadãos tornam-se cada vez mais necessários. “O Poder Público e a sociedade em geral têm um compromisso com os cidadãos idosos, na intenção de garantir que eles não se sintam excluídos e incapazes, como alguns se sentem e/ou se sentiram, quando se aposentaram e pararam de trabalhar. Uma vida ativa e com boa manutenção das relações interpessoais são fatores importantes para a longevidade”, salienta a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni.

Elaborar e colocar em prática políticas públicas para a terceira idade é uma tarefa que exige empenho de várias áreas, como saúde, infraestrutura, transporte, segurança, entre outras. “Com a adesão do município ao programa estadual ‘São Paulo Amigo do Idoso’, verificamos que, com união, dedicação e boa vontade, podemos tornar nossa cidade mais inclusiva para os cidadãos da terceira idade. Para isso, temos ouvido a opinião de grupos de idosos já instituídos em Sertãozinho, para conhecer seus anseios; e com o apoio dos CRASs, temos levado ao conhecimento dos cidadãos detalhes importantes sobre o Estatuto do Idoso, para que eles sejam protagonistas no fortalecimento desses direitos. Também precisamos destacar a parceria do Conselho Municipal do Idoso, que tem sido de grande importância”, destaca a primeira-dama, que conclui: “até aqui, tem sido um trabalho satisfatório, pois o carinho que temos recebido dessa parcela da população coroa o empenho de uma equipe formada por profissionais de diversas áreas da Prefeitura. Vamos seguir trabalhando para que nossos idosos sintam-se cada vez mais incluídos e respeitados em nossa sociedade”. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)