UBS Animal de Sertãozinho: entenda a quem se destinam os serviços do setor

UBS Animal de Sertãozinho: entenda a quem se destinam os serviços do setor
17/08/2020

Respeito aos animais em situação de abandono. Esse foi o sentimento que mobilizou a Administração Municipal a investir cerca de R$ 600 mil de recurso próprio na construção da primeira Unidade Básica de Saúde Animal da região.
O serviço, cuja disponibilização e manutenção pelo município não são obrigatórias por Lei, nasceu com a proposta de ampliar a gama de procedimentos para atendimento aos animais em situação de abandono, bem como de prestar atendimento básico aos animaizinhos das famílias de baixa renda.
“Estima-se que nosso município possua cerca de 25 mil animais domésticos entre cães e gatos, somando-se os domiciliados e aqueles que se encontram em situação de abandono. É um número bastante expressivo, uma demanda que não se enquadra ao dimensionamento da UBS Animal, que foi planejada, prioritariamente, para aprimorar a qualidade do suporte prestado aos animais socorridos em emergências e mantidos em tratamento no Canil Municipal de Adoção, até encontrarem novos lares. A segunda destinação dos serviços é para atendimento dos animaizinhos das famílias de baixa renda, que não têm condições de acessar clínicas veterinárias particulares”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Gabriela Toniello Galon Sanches.
Assim, no dia 05 de junho, a UBS Animal “Elza Moschini Marques” entrou em funcionamento, oferecendo consultas e castrações gratuitas aos animais sob a posse de pessoas em situação de vulnerabilidade financeira, que possuam cadastro em algum programa social, seja municipal, estadual ou federal.
“Essas pessoas, que possuem cadastro nos CRASs do Município, têm direito a participar do Programa de Castração Sem Custo e podem trazer seus animais para consultas gratuitas também. O agendamento precisa ser feito pessoalmente na UBS Animal, onde os atendentes farão a verificação e confirmação dos dados”, explica a veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Andréa Perez Cimino Bergamo.
A secretária Gabriela Galon Sanches, acrescenta porém, que as emergências contemplam todos os cidadãos. “O atendimento de rotina é prioritário para os cidadãos de baixa renda, cadastrados na assistência social. Porém, o atendimento a emergências veterinárias, como um caso de atropelamento, por exemplo, em que o animalzinho necessita de atendimento imediato pelo risco de vir a óbito, são estendidos a toda a população”, diferencia a gestora, que completa: “essas regras de atendimento são necessárias, pois, nossa UBS foi dimensionada, inicialmente, para uma quantidade diária de atendimentos determinada”.
Qualquer cidadão que não atenda ao critério social, entretanto, pode levar seus animaizinhos para serem castrados, através do programa de baixo custo. Nesse caso, basta que o munícipe retire uma guia na UBS Animal e realize o recolhimento de uma taxa simbólica de R$ 50, para ter o agendamento da cirurgia de seu animalzinho formalizado.
A Unidade Básica de Saúde Animal tem capacidade de realizar até 350 cirurgias de castração por mês.
As avaliações e agendamentos de castrações acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência, além de documento comprobatório de cadastro social, nos casos de castração sem custo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3947-3218.
A UBS Animal está funcionando no mesmo local do Canil Municipal de Adoção, à Av. José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Itapuã. Para mais informações, o telefone é 3947-3218. (Departamento de Comunicação PMS)
Legenda – Fotos 1 e 2: A UBS Animal realiza atendimentos para famílias em situação de vulnerabilidade financeira, com cadastro no CRAS
FOTOS: Grace Hermini

fotos