TURISMO - Plano Diretor de Turismo de Sertãozinho e os avanços para o desenvolvimento da cidade
Responda rápido: você sabe sobre o potencial turístico que a cidade de Sertãozinho tem? E de como isso pode reverter em verbas, geração de emprego e renda e, consequentemente, no desenvolvimento da cidade?
Algumas dessas respostas foram apresentadas na última sexta-feira, dia 19, na sede da Prefeitura de Sertãozinho, durante a Audiência Pública para apresentação e discussão do Plano Diretor de Turismo do Município; evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).
Dentre os presentes, destaque para o prefeito Zezinho Gimenez, o vice-prefeito Nilton César Teixeira, o secretário de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos, os vereadores Acácio Tobias e Antônio Marcolino, o secretário Executivo do Consórcio Mogiana, Edson Avanos, e o diretor regional da Secretaria Estadual de Turismo, Cézar Vilela, que representou o secretário de Estado do Turismo, Laércio Benko que, de última hora, precisou retornar à cidade de São Paulo para um compromisso no Palácio dos Bandeirantes.
Secretários de diversas pastas municipais também estiveram presentes, bem como os vereadores Fernando Francisco da Silva, Paulo Kroll e Rogério Magrini dos Santos, e interessados que atuam no turismo ou que têm alguma relação com esse tema.
A apresentação do Plano Diretor de Turismo foi conduzida pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Turístico, Elziane Sandrim, que mostrou dados e informações importantes sobre a realidade de Sertãozinho frente ao tema.
“Sertãozinho tem várias frentes no turismo, o de negócios, religioso e os nossos pontos turísticos, que já são conhecidos pela população e região: o Parque Ecológico e de Lazer ‘Gustavo Simioni’ e o Cristo Salvador. Assim, penso que o investimento nessa área só trará benefícios à população, especialmente nos quesitos emprego, geração de renda e desenvolvimento para a cidade”, comentou o prefeito Zezinho Gimenez, ao ilustrar um “case” de sucesso no turismo: o do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, uma região formada por mais de 50 municípios que ligam o oceano ao continente e oferecem uma grande gama de cultura e lazer, como Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque e Pomerode.
A ação contou, ainda, com discursos da presidente do COMTUR, Eva Maria Guidi Pinoti, do secretário de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos, do vereador Acácio Tobias, e do diretor regional da Secretaria Estadual de Turismo, Cézar Vilela. Todos foram categóricos em defender o turismo de Sertãozinho, abordando pontos chaves para consolidação do tema na cidade.
É válido lembrar que, o Plano Diretor de Turismo ainda é passível de contribuições da sociedade. A próxima etapa será a análise dos vereadores da Câmara Municipal. “Diversos municípios estão trabalhando para a aprovação dos projetos dos Municípios de Interesse Turístico. Sertãozinho é um deles, e vejo com bons olhos todo esse esforço que estamos fazendo, com total respaldo da gestão do prefeito Zezinho Gimenez/Nilton César Teixeira”, concluiu o secretário José Adilson. (Assessoria de Comunicação da PMS).