Teste do pezinho: saiba como e porquê fazê-lo em seu bebê

Recém-nascido é atendido na UBS Central, para coleta de material para o “teste do pezinho”. Foto: Adilson Lopez
06/03/2015

A triagem neonatal, mais conhecida como “teste do pezinho”, é um dos exames mais importantes na vida de um bebê. Com o objetivo de prevenir e reduzir a mortalidade infantil, o teste possibilita detectar a presença de doenças como hipotireoidismo, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal, fibrose cística, anemia falciforme e biotinidase.

Em Sertãozinho, a Rede Municipal de Saúde é responsável pela realização gratuita do exame em todos os recém-nascidos pelo Sistema Único de Saúde e convênios. No ano passado, por exemplo, mais de 1.900 testes foram realizados na cidade; só no último mês de janeiro foram 148 exames.

De acordo Regina Helena de Paula Menezes Barbosa, enfermeira da UBS “Dr. Plínio de Lima Rubião”, responsável pela realização dos testes, o exame não é apenas necessário, é um direito garantido aos recém-nascidos. “Todas as mães devem ter em mente que, o teste do pezinho é obrigatório a todos os recém-nascidos. Em nossa cidade, a coleta é centralizada na UBS Central para todas as crianças nascidas no município e no Distrito de Cruz das Posses”, explica.

A secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro, destaca a importância do exame. “É extremamente importante realizar o teste, pois caso seja detectada alguma doença, será possível evitar consequências graves no futuro. No que diz respeito ao atendimento materno-infantil, consideramos que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo um belo trabalho, pautado, principalmente, na humanização dos atendimentos”, avalia a secretária.

Como realizar o teste?

A mãe deve levar seu bebê recém-nascido para a coleta de sangue, entre o terceiro e o quinto dia de vida. Caso a criança seja prematura (nascida com menos de 37 semanas de gestação) ou quando o exame apresentar alguma alteração, a mãe é orientada a levá-lo novamente para a realização da coleta, 21 dias depois. “Esse é um processo muito importante a ser cumprido. É necessário que o bebê seja encaminhado dentro deste prazo, para que tenhamos o controle dos exames”, comenta a enfermeira Regina, que completa: “possuímos agendas especialmente para isso nos hospitais de Sertãozinho e, por esse motivo, temos a opção de entrar em contato com os responsáveis através de telefonemas, e também contamos com a ajuda do Programa de Saúde da Família e do Conselho Tutelar”. Após esse processo, o exame é encaminhado para o Hospital das Clínicas, para análise e detecção de possíveis doenças.

Durante a coleta do sangue, as mães ainda são orientadas sobre os cuidados que devem ter com os recém-nascidos, como a data da primeira consulta com o pediatra, a importância das vacinas e do aleitamento materno.

A coleta é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, na UBS “Dr. Plínio de Lima Rubião”, localizada à rua Geremias Lunardelli, 1158, próximo ao Teatro Municipal.

Curiosidade        

Em junho de 1970 chegava ao Brasil o mais novo método de identificação de doenças em recém-nascidos: o "teste do pezinho", que só se tornou obrigatório em todo o território nacional no ano de 1992.

No país, a data de 06 de junho foi escolhida como o Dia Nacional do Teste do Pezinho.