CRISTIANE FRAMARTNO BEZERRA

Ter
19/01/2026

Creio que foi em novembro do ano passado que conheci Iolanda, uma linda jovem, cega de nascença. Totalmente cega! Nunca soube a "cor" do sol, as nuances do céu no fim do dia, a diferença entre dia e noite. A diferente coloração das flores!

E poucas vezes na vida vi alguém falando sobre as belezas da natureza com tanto conhecimento, vivacidade e alegria. Um coração exalando amor e gratidão pelos seus dons e talentos!

Dias atrás, conheci outra jovem. Sem nenhuma deficiência física, de uma beleza exuberante. Um sorriso encantador e olhar penetrante. Reconhecida por todos como uma pessoa linda!

Mas poucas vezes vi tanta tristeza e insatisfação consigo mesma como naquela criatura.

Meu coração se alegrou imensamente com a que, desprovida de um dos mais significativos sentidos, a visão, era cheia de gratidão pela sua existência, por seus talentos e dons, sua paixão por escrever e cantar!

Meu coração se entristeceu e chorou pela outra jovem que não consegue, mesmo tendo a perfeita visão, não ter "olhos de ver" quantas bênçãos e alegrias a vida tem lhe oferecido.

Sei que a depressão é grave e nos torna desalentados, desapontados conosco e com os outros. E é um caminho preocupante quando a gente não consegue fazer nada, ninguém pode entrar no corpo ou na alma da outra pessoa para fazê-la sentir-se amada!

Me senti impotente. Passei a usar ainda mais o recurso da Fé! Da força da oração! Tenho incluído as duas jovens e todos os jovens e todas as pessoas do mundo, para que possam enxergar com clareza as dádivas que nos cercam.

As pequenas coisas corriqueiras do dia a dia, como um teto pra se abrigar e algo para comer, roupa para vestir, um sapato para calçar...

Conseguir enxergar gratidão onde só habita dor e solidão!

Não vejo fórmula mágica ou solução imediata para sanar dores que estão silenciadas no mais profundo da alma...

Mas confio que Deus e os Anjos têm mais força para atuar secretamente! Fortalecendo a fé daquela que enxerga esperança em tudo e dando coragem e força à que anda vendo sofrimento em tudo.

Que os Céus protejam e abençoem para que todos nós tenhamos bom ânimo e "olhos de ver" que há muito mais beleza ao redor do que imaginamos!

Muito Amor e Luz pra você!

 

Cristiane Framartino Bezerra

Historiadora de Religiões, Escritora, Angelóloga, Celebrante, Cerimonialista, Produtora Cultural

Atendimento Angélico presencial em Ribeirão Preto e Sertãozinho e a distância!

Agendamento: 16 999941696 ou

Instagram: @crisbezerrarp