Temporada de grande movimentação exige atenção redobrada à segurança digital
O período de Carnaval é marcado por festas, viagens e grandes aglomerações. Com a circulação intensa de pessoas nas ruas, aumentam também os riscos de roubos e outros crimes que podem resultar em prejuízos financeiros. Em um cenário em que o celular funciona como carteira digital e concentra informações sensíveis, o momento exige cuidados extras com a segurança digital, alertam especialistas.
Para orientar os foliões na proteção de seus dados durante o Carnaval, o Sicoob disponibiliza a funcionalidade de segurança chamada Modo Guardião. A solução cria uma espécie de “zona segura” para transações financeiras realizadas fora de ambientes considerados protegidos e está disponível no SuperApp Sicoob. A ferramenta permite que o usuário cadastre redes Wi-Fi de confiança, como as de casa ou do trabalho. Fora desses ambientes, o aplicativo ativa automaticamente uma camada adicional de proteção.
Segundo Sérgio Filho, gerente de defesa cibernética do Sicoob, a funcionalidade foi desenvolvida com base na análise de padrões recorrentes de roubo e furto de celulares. “Observamos que, em muitos casos, o prejuízo financeiro ocorre minutos após o roubo do aparelho, quando criminosos tentam acessar aplicativos bancários que não contam com restrições adicionais. O Modo Guardião atua justamente nesse ponto crítico: ele limita o uso do aplicativo fora de redes previamente autorizadas e exige uma verificação extra de identidade. Isso dificulta o acesso indevido e amplia significativamente a proteção dos dados e dos recursos financeiros do cooperado”, explica.
O recurso pode ser ativado diretamente no SuperApp Sicoob. Para baixar o aplicativo, basta acessar a loja do seu smartphone (Apple Store ou Google Play), buscar por “Sicoob” e realizar a instalação.
Prevenção digital
Além do uso de ferramentas de proteção, especialistas do Sicoob recomendam que quem vai aproveitar a folia adote alguns cuidados importantes durante o Carnaval:
Evitar acessar aplicativos financeiros em redes Wi-Fi públicas;
Não anotar senhas no bloco de notas ou em conversas no celular;
Ativar todas as camadas de segurança disponíveis no aplicativo;
Definir limites adequados para transações financeiras;
Cadastrar o celular no aplicativo ‘Celular Seguro Br’, na plataforma Gov.br;
Em caso de roubo ou furto, comunicar imediatamente a instituição financeira.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9,5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 322 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,7 mil pontos de atendimento, e, em mais de 420 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Informações à imprensa: fabiola.souza@approach.com.br
