TECNOLOGIA - Mesa de tração é novidade para tratamento de dores na coluna

11/07/2016

Eddie Nascimento

 

O Instituto de Ortopedia e Reabilitação Fisioterápica (IORF) em Ribeirão Preto apresenta uma novidade no tratamento de radiculopatias, hérnia de disco e compressão medular.  Através da mesa de Tração Triton, o paciente tem o alívio dos problemas que causam incômodos.

De acordo com a fisioterapeuta Tamiris Della Motta, o equipamento pode ser usado por qualquer pessoa, desde que ela não tenha tido comprometimento ósseo grave. "Qualquer paciente pode fazer o tratamento na mesa. Principalmente aqueles que estão em momento de crise (dor). A mesa é mais específica para pacientes com hérnia de disco, degeneração discal, alterações musculares ou ligamentares", explica Tamiris Della Motta.

Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de um terço da população brasileira sofre com dores na coluna e mais de 5 milhões de brasileiros têm histórico de problemas de hérnia de disco. Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população têm, teve ou terá pelo menos um episódio de lombalgia, como é chamado esse tipo de dor crônica na região lombar. Em muitos casos, a situação requer tratamento cirúrgico, mas nem sempre o paciente concorda por temer os riscos de uma cirurgia convencional de coluna.

Através da mesa de tração eletrônica, o paciente tem à disposição um equipamento que pode apresentar, em alguns casos, uma melhora imediata das dores. "Lógico que isso varia de caso a caso. Alguns pacientes com cinco sessões já tem uma melhora muito grande e outros precisam de um pouco mais de sessões", revela Tamiris Della Motta.

Sobre o tempo de sessão, a fisioterapeuta revela que a tração dura em média 32 minutos, mas o tratamento é sempre associado a exercícios de fortalecimento da musculatura e estabilização, o que faz que o atendimento tenha duração de aproximadamente 50 minutos. Sobre a diminuição na sensação da dor que muitos pacientes relatam, a fisioterapeuta explica que "a mesa de tração causa uma descompressão intervertebral, melhorando a nutrição do disco, diminuindo também as dores do paciente, formigamentos e aumento da força muscular que acaba diminuindo devido a dor".

A máquina possui vários benefícios tecnológicos. Em suas funções, o fisioterapeuta pode estabelecer a carga e movimentos que atendam às necessidades de cada paciente. "Ela vem com um protocolo preestabelecido de fábrica, mas para cada paciente nós colocamos uma carga e uma velocidade. Isso nós analisamos pelo biotipo do paciente", finaliza Tamiris Della Motta.