Tambores de taiko, esculturas de balões, cosplay, oficinas de origamis e mangás estão entre as 50 atrações culturais do Festival Arigatô

Tecnologia e tradição: evento traz pagamento cashless e amplia estrutura para evitar filas; festival ocorre de 29 a 31/8 em Ribeirão Preto e apresentações são gratuitas
O som dos tambores de taiko, tradicionais na cultura japonesa; as esculturas em balões coloridos do “mago dos balões” Luciano Takeda que hipnotizam a criançada; os criativos desfiles de cosplay e as diversas oficinas como as de origamis e de mangás estão entre as 50 atrações culturais que o Festival Arigatô oferece gratuitamente para a população nos dias 29, 30 e 31 de agosto. O evento acontece em Ribeirão Preto, no espaço de eventos da Paróquia Santa Teresinha Doutora, no bairro Ribeirânia, e uma das novidades deste ano é uma série de medidas para evitar filas e garantir mais conforto aos participantes.
Em sua segunda edição, o Festival Arigatô se consolida como uma importante celebração à cultura japonesa da região e à sua rica contribuição presente na música, dança, gastronomia, artesanato e artes visuais. O evento é uma iniciativa do Instituto Biotropica e conta com apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo.
“O Festival Arigatô é mais do que um evento cultural: é um momento de reconhecimento e valorização de uma comunidade que contribui há décadas para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Ribeirão Preto. A cultura japonesa, com sua disciplina, arte e tradição, enriquece a nossa cidade e fortalece os laços de amizade entre os povos. É uma alegria apoiar e ver este festival crescer, tornando-se um marco no calendário cultural da região”, afirma o prefeito Ricardo Silva.
ATRAÇÕES – Com atrações para todos os gostos e idades, a programação do Festival Arigatô inclui apresentações de danças típicas japonesas, taiko (os imensos tambores tradicionais da cultura japonesa), música ao vivo, desfile de cosplays, oficinas de arte, exposição de artigos orientais e artesanato, além de uma mostra de orquídeas. A gastronomia será outro atrativo, com uma variedade de pratos tradicionais japoneses, além de porções de boteco.
Quem quiser aprender a arte milenar de dobrar papel, criando figuras sem usar cortes ou cola, poderá se inscrever para a oficina de origami. E aqueles que gostam de mangás terão oportunidade de cursar uma oficina sobre os quadrinhos de origem japonesa. Bonsai, pipamodelismo e culinária nipônica são alguns dos outros temas das oficinas que fazem parte da programação cultural do Festival Arigatô.
A secretária municipal da Cultura e Turismo, Maria Eugênia Biffi, também reforça a relevância do evento: “A cultura japonesa é uma das expressões mais ricas e fascinantes do mundo, e em Ribeirão Preto temos a felicidade de contar com uma comunidade que preserva e compartilha essas tradições com carinho e excelência. O Festival Arigatô é uma oportunidade única para que o público viva experiências culturais autênticas, aprenda novas formas de arte e fortaleça o respeito pela diversidade que enriquece nossa cidade.”
Ao final de cada dia de evento, a programação será encerrada com o Bon Odori, uma celebração de agradecimento e alegria. Por serem simples e repetitivas, permitem que todos participem, mesmo sem experiência.
O nome do festival, “Arigatô” – que significa “obrigado” em japonês –, reflete o espírito de gratidão que move o evento, prestando homenagem aos 781 imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil em 1908, origem da maior comunidade Nikkei fora do Japão, com mais de dois milhões de descendentes.
Crédito: Divulgação Festival Arigatô