SUSTENTABILIDADE - Empresário e escritor apresentam novas alternativas

O escritor Rogério Godinho, a empresária Claudia Tonielo, o secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, o palestrante Ricardo Yong e  o vereador Marcos Papa marcaram presença no evento cultural em Ribeirão Preto
08/04/2015

Na sexta-feira, 27 de março, o empresário Ricardo Young esteve em Ribeirão Preto em dois eventos sobre Sustentabilidade e Nova Política: a palestra “Nunca na Solidão: Nova Política, Sustentabilidade e respostas para a atual crise institucional brasileira”, que aconteceu no primeiro andar do Centro Cultural Palace, e o lançamento do livro biográfico, escrito por Rogério Godinho, “Nunca na Solidão - Ética,  Sustentabilidade e o surgimento da Nova Política na Biografia de Ricardo Young”, foi na livraria Cultura do Shopping Iguatemi. 

Os eventos são uma iniciativa do vereador Marcos Papa a partir da Comissão especial de estudos Ribeirão Preto Sustentável, com o apoio do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais - IPCCIC.

“Tomamos essa iniciativa, por entender que conhecimento multidisciplinar e a experiência prática do Ricardo Young podem nos apontar rumos para a solução dos problemas que vivemos em Ribeirão Preto hoje”, destaca Papa.

Além de respeitado empreendedor, Young é um dos grandes nomes atuais da Sustentabilidade. Transformou a empresa da família, a Escola de Idiomas Yazigi Internexus, num dos maiores cases de franquias do mundo e, paralelamente à frente do Instituto Ethos, teve importante participação em fóruns internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, o Global Report Iniciative e o ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Também integrou o PNBE – Pensamento Nacional de Bases Empresariais, tendo contribuído para o projeto de adoção de escolas públicas por parte de empresas e a criação do instituto PNBE que desenvolveu o projeto “Minha rua minha casa” para moradores de rua. Foi o iniciador do Pacto de Integridade de Combate à Corrupção e pioneiro na luta pela Sustentabilidade como um dos disseminadores da Carta da Terra no Brasil e signatário do Manifesto “Brasil com S”. Participou da fundação do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável. Vereador da capital paulista, é um dos fundadores da Rede Sustentabilidade, com Marina Silva.

Durante sua palestra, Young partilha sua experiência como empresário, ativista e agente político, levantando caminhos possíveis para a construção e manutenção colaborativas do ecossistema da Sustentabilidade nas cidades. O livro conta a história de Young, destacando as transformações que, ao longo dos últimos 50 anos, fazem repensar a vivência civilizatória, com a emergência da sustentabilidade na sua melhor expressão econômica, ambiental, social, ética, política, estética e cultural. Mais que sua importância por narrar acontecimentos históricos, a obra é um relevante documento para esclarecer fatos e despertar a consciência em leitores de todas as idades.