Social - “O Centro Pop vem me ajudando a recuperar a dignidade e conquistar as oportunidades perdidas”, diz usuário do programa

As atividades socioeducativas são direcionadas para o resgate da autoestima e da dignidade dos moradores
11/03/2015

Com um olhar diferenciado e voltado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), dispõe de diversas atividades para assegurar o acompanhamento especializado, com monitoramento nas ruas e na própria unidade de referência, através de atividades socioeducativas, direcionadas para o resgate da dignidade dos moradores, e inclusão familiar ou comunitária.

            Diante desse trabalho, conheça a experiência vivenciada pelo morador A. J. S, 40 anos, que está cadastrado e inserido nas atividades do Centro Pop, há cerca de quatro meses. “Quando cheguei em Sertãozinho, procurei o ‘Albergue Noturno’, que me direcionou para o Centro Pop; que vem me ajudando a recuperar a dignidade e conquistar as oportunidades perdidas. Hoje, eu desenvolvo meu próprio trabalho, com a produção de produtos de limpeza. Além disso, também estou tendo a oportunidade de tirar meus documentos pessoais, dos quais fiquei sem por mais de 30 anos”.

            Ainda de acordo com A. J. S, antes de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Centro Pop no município, vivia sem expectativas. “Devido a uma infância turbulenta, onde cresci apenas com a minha mãe e irmãos, comecei a usar drogas aos 14 anos; passei por várias cidades, entre elas, Presidente Prudente, Goiânia, Santos e São Paulo. Eu era escravo das drogas e do álcool. Tive momentos marcantes e horríveis, principalmente nos 12 anos que fiquei preso e passei por várias penitenciárias, entre elas, o Carandiru. Nessa época, também perdi minha companheira em um acidente de carro, quando ela voltava para a penitenciária. Hoje, não tenho sonhos, e sim um ideal de buscar a felicidade. Por isso, participo de todas as atividades oferecidas na unidade, que vem me ajudando a recuperar a autoestima, e do trabalho que, hoje, permite conquistar minha própria renda”, finalizou.

            Para a coordenadora do Centro Pop, Flávia Caroline Cândido, vários motivos levam uma pessoa a fazer da rua a sua moradia, como o rompimento com vínculos familiares e a dependência química. “Essas pessoas precisam de uma atenção especial, por meio de um trabalho socioeducativo, com o apoio de profissionais capacitados. Nesse contexto, é muito importante a participação dos munícipes, que encontram ou sabem de pessoas em situação de rua, orientando-os a procurar o Centro Pop, para receber um acompanhamento de forma correta. A unidade dispõe de uma equipe formada por psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional e educadores sociais – esses profissionais realizam atividades que trabalham não apenas o lado emocional, mas também com ações que visam o alcance da autonomia”, declarou.

            A coordenadora também explica que, além das atividades oferecidas diariamente na unidade, também são realizados passeios com programação diferenciada. “As atividades e os atendimentos ajudam na reabilitação da população em situação de rua, com a reinserção na família e na comunidade. Em breve, implantaremos a oficina de geração de renda e um curso de jardinagem, que contribuirão na qualificação profissional dessas pessoas, permitindo o ingresso no mercado de trabalho”, concluiu.

            O atendimento no Centro POP acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade está localizada à rua Paulo Meloni n° 720 – Jardim Alvorada.

            Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3945-8453.

Saiba mais sobre o Centro Pop

            O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) é uma unidade pública e estatal de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

            O projeto do Governo Federal, realizado em parceria com a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, foi implantado em maio do ano passado, e atende 70 usuários cadastrados de Sertãozinho e do Distrito de Cruz das Posses. (Assessoria de Comunicação PMS).