Sobrepeso impacta 1 em cada 3 jovens no Brasil, revela estudo

No mês das crianças, especialista em hormonologia e longevidade alerta para a importância de cultivar hábitos saudáveis desde a infância
Dados divulgados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), indicam que no Brasil, uma em cada três crianças e adolescentes de 10 a 19 anos sofrem com excesso de peso. A Organização Mundial de Saúde reconhece a obesidade como uma doença crônica, progressiva e multifatorial.
O médico clínico geral Dr. Marcelo Bechara, especialista em Hormonologia com foco em obesidade e Longevidade, destaca que o sobrepeso durante a infância e início da adolescência pode desencadear problemas na fase adulta.
“Prevenir a obesidade infantil é cuidar não apenas do presente, mas também do futuro dos pequenos, evitando doenças graves na fase adulta. Quando não é tratado cedo, o sobrepeso em crianças e adolescentes pode se transformar em obesidade crônica, aumentando as chances de diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares”, explica o especialista.
Segundo uma análise do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), o sobrepeso entre crianças e adolescentes subiu quase 9% entre 2014 e 2024. A pesquisa estima que 2,6 milhões de jovens sofrem com algum tipo de sobrepeso no Brasil.
“Atualmente, temos uma geração que já nasceu conectada à internet e que, muitas vezes, não se dedica a atividades físicas ou esportes. Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis limitem o tempo excessivo de telas, incentivando brincadeiras e exercícios, além de manter uma alimentação adequada. Quando falamos de obesidade, o tema vai muito além da estética, estamos tratando de saúde e qualidade de vida. E, quando o assunto são os mais jovens, o exemplo de pais e responsáveis é sempre inspirador”, conclui.
Sobre Marcelo Bechara:
Dr. Marcelo Bechara é médico clínico e cirurgião geral, formado em Medicina pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) há mais de 16 anos. Com especializações em Longevidade e Saúde, Hormonologia e Reposição Hormonal Masculina na Harvard Medical School. O médico também é autor do livro ‘A Chave do Emagrecimento’ e ‘Obesidade - O saber e a inovação curam patologias’
Atualmente, Bechara atua com Medicina Preventiva e de Performance, na clínica que recebe seu nome, inaugurada em 2023 em Praia Grande, litoral de São Paulo. Em seu consultório, realiza cuidados que vão além do tratamento de doenças, promovendo melhora no bem-estar e na qualidade de vida de seus pacientes.
Cris Barboza - Assessoria de Imprensa - crislaine@optimanetwork.com.br