Síndrome Pós COVID-19

Síndrome Pós COVID-19
18/01/2021

O Covid pode deixar sequelas?

Sim, é possível que se tenha sequelas pós infecção por COVID. Felizmente, a grande maioria dos casos evoluiu com uma forma leve, semelhante a uma gripe comum e ao término do prazo de 14 dias de isolamento, a pessoa não apresenta sintomas significativos. Mas em algumas situações, em especial nas formas moderadas e graves da doença, podem surgir algumas sequelas. Uma delas é a chamada síndrome pós Covid que se caracteriza por um quadro de cansaço, mal estar, fadiga, insônia e dor muscular, que pode ocorrer especialmente em idosos e pessoas sedentárias com baixa reserva física. É uma situação muito comum e que não representa persistência da doença e suas manifestações clínicas. Pacientes com internação por COVID podem apresentar emagrecimento por perda de massa muscular e cansaço e fadiga após alta hospitalar. Além disso já está descrito sequelas pulmonares definitivas em formas de Covid em que há acometimento pulmonar grave.

Quanto tempo de recuperação do Covid? Tem diferença por idade? Ou individualidade? Depende de vários fatores como idade, condição física, gravidade da doença, comorbidades entre outros. Existem pacientes que se recuperam rapidamente e voltam às suas atividades de maneira regular e rápida. Em alguns casos pode demorar meses para o paciente voltar à sua condição antes da doença. É recomendável que o paciente após sua recuperação tente voltar suas atividades especialmente do ponto de vista físico para que o organismo não sinta ainda mais os efeitos da doença.

Quais os exames que devo fazer pós Covid?

Na maioria das vezes não há necessidade de se fazer exames para acompanhamento da doença após cura. A infecção viral é auto limitada. Nos casos mais graves, com importante comprometimento pulmonar é recomendado que se faça uma avaliação pulmonar de imagem (RX ou tomografia) para avaliação de sequelas e um teste de função pulmonar para avaliação da capacidade respiratória. Testes sorológicos pós Covid são desnecessários.

Quem deve me acompanhar? Quanto tempo de acompanhamento?

 O ideal é que o paciente procure acompanhamento com um médico pneumologista, infectologista ou um médico clínico geral que tenha conhecimento sobre a doença, sua forma de manifestação clinica e os efeitos esperados durante e após o quadro. O tempo de acompanhamento vai variar de acordo com a gravidade da doença e o comprometimento pulmonar em especial.