Seu filho está com alguma síndrome respiratória? A telemedicina pode ajudar

Seu filho está com alguma síndrome respiratória? A telemedicina pode ajudar
30/05/2022

Teleconsulta do Sistema Hapvida traz mais conforto e segurança ao beneficiário, que pode ter acesso, de qualquer lugar, à consulta médica

O início do ano, em vários estados brasileiros, é marcado pelas mudanças climáticas. Com a quantidade excessiva de chuvas e calor, surgem as chamadas síndromes respiratórias. Os adultos e, principalmente, as crianças são as principais vítimas na mira das viroses. A médica infectologista Silvia Fonseca, do Sistema Hapvida, explica que a questão mais importante nesse momento de períodos chuvosos é entender que as infecções virais são comuns, pouco graves e autolimitadas. 

Nos primeiros anos de vida, as crianças costumam ter várias viroses respiratórias por ano e isso acaba preocupando os pais. “Se a criança estiver com uma alimentação saudável, bem hidratada, com o sono regulado, uma higiene ambiental adequada e o cartão de vacina em dia, estes episódios vão ser bem mais limitados e menos impactantes para a criança”, orienta. 

Medidas preventivas

Outras medidas preventivas podem ser seguidas, como usar roupas adequadas, evitar horários e locais com aglomeração de pessoas, como parques e shoppings, limpeza do ar condicionado, ventiladores e filtros de ar com frequência. Em crianças alérgicas, vale evitar contato com carpetes e tapetes, por serem mais vulneráveis aos ácaros, além de usar álcool gel e fazer higienização das mãos várias vezes durante o dia.

O Sistema Hapvida disponibiliza o serviço de telemedicina, que funciona como uma “Clínica Digital”, sendo uma nova estratégia para facilitar o acesso às consultas programadas, evitando que os pacientes procurem somente as unidades físicas de saúde. A plataforma pode auxiliar bastante, principalmente a vida dos pais com filhos doentes. 

Conforto e segurança

Para Dr. Luciano Cunha, diretor médico de Saúde Digital, a telemedicina oferece também mais conforto e segurança ao beneficiário, que pode ter acesso, de qualquer lugar, à consulta médica, à avaliação de sintomas e, se necessário, a receita médica e o atestado. Podem ser realizadas até novas consultas para o acompanhamento da evolução do paciente.  “Quando os sintomas são muitos graves, as pessoas devem buscar uma unidade hospitalar. Caso contrário, por meio da teleconsulta, o médico vai avaliar o paciente e solicitar, se preciso, que vá até uma unidade para um tratamento mais específico. Isso evita a ida desnecessária a uma emergência quando apresentam sintomas leves, que podem ser tratados em casa”. São 26 especialidades, como clínica médica, pediatria, gastroenterologia, infectologia, hematologia, nefrologia, neurologia, psiquiatria, endocrinologia, psicologia e nutrição, 24 horas por dia. A funcionalidade está disponível para os clientes do Sistema Hapvida, por meio do site: (www.hapvida.com.br).

Como funciona

Após o login no portal, basta escolher a opção desejada. Pela plataforma, o cliente tem acesso ainda à receita, atestado e prescrição de exames de sua consulta realizada. Também é possível avaliar a consulta, no fim do atendimento.

Sobre o Sistema Hapvida

O Hapvida é o maior sistema de planos de saúde e odontológicos do Brasil em número de beneficiários. Em 2022, a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde.

Tanto o Hapvida quanto o GNDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos, através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 66 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 33 mil dentistas. Com a missão de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria, composta por 84 hospitais, 75 prontos atendimentos, 294 clínicas médicas e 262 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. 

(Phábrica de Ideias)

 

 

LEGENDA:

Telemedicina é estratégia para facilitar o acesso às consultas programadas