Sertãozinho sediará o XIII Congresso da Associação de Técnicos de Açúcar da América Latina e Caribe (ATALAC)

Sertãozinho sediará o XIII Congresso da Associação de Técnicos de Açúcar da América Latina e Caribe (ATALAC)
25/09/2023

 

Carlos Sáenz Acosta, presidente do ATALAC, e a representante da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab), Raphaella Rosseto, anunciaram que, em 2026, o evento será no Brasil. 

 

No encerramento do congresso, realizado na Costa Rica, no período de 18 a 20 de setembro, aconteceu o anúncio do próximo país a sediar, em 2026, a 13ª edição do ATALAC - Congresso da Associação de Técnicos de Açúcar da América Latina e Caribe. O país escolhido foi o Brasil. 

Cláudia Tonielo, diretora de Recursos Humanos do grupo Viralcool e diretora conselheira do CEISE Br, representou a entidade no evento.  

A dirigente participou de diversas reuniões e de um painel que tratou da sustentabilidade no setor e a boa relação com os colaboradores e fornecedores de cana nas unidades produtoras, principalmente com relação às questões de cumprimento da legislação vigente. 

Com o apoio de Paulo Montabone, diretor da FENASUCRO & AGROCANA, compôs a proposta apresentada à STAB, responsável pelo comando e organização da próxima edição do congresso, realizado de 3 em 3 anos, para que o município de Sertãozinho receba o próximo evento do ATALAC, com o propósito de ser o maior encontro latino-americano de toda história, com dedicação e homenagem ao seu criador, o professor José Paulo Stupiello. 

O ATALAC tem, como objetivo, promover o intercâmbio tecnológico e comercial entre os participantes. “Foi uma grande oportunidade para apresentar os avanços tecnológicos e de relações humanas e, principalmente das questões que afetam a sustentabilidade, a governança e as ações sociais implementadas no Brasil”, avalia Cláudia. 

Para Paulo Montabone, “o evento foi muito positivo porque abordou as megatendências do setor de bioenergia mundial, reunindo profissionais, pesquisadores e empresários com o propósito de compartilhar experiências e conhecimentos para impulsionar o setor na América Latina e Caribe, com temas importantes e atuais, como inovação tecnológica e sustentabilidade”. 

A próxima edição do Congresso da Associação de Técnicos de Açúcar da América Latina e Caribe, está marcada para agosto de 2026. “Temos conhecimento e experiência. Por isso, nós, do CEISE Br, envidaremos todos os esforços para realmente fazer em Sertãozinho um grande evento do ATALAC”, manifestou Rosana Amadeu Silva, presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis.