Sertãozinho registra nova queda nos índices de criminalidade
Sertãozinho é uma cidade cada vez mais segura! É o que mostram os índices de criminalidade do 1º quadrimestre de 2020, que apresentaram queda em comparação ao mesmo período do ano passado. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Considerado um crime violento, o roubo de veículo, que é quando a vítima é roubada mediante grave ameaça, apresentou queda de 89,5%, uma vez que nos quatro primeiros meses de 2019 foram 19 ocorrências e apenas 2 registros em 2020.
Os casos de homicídios continuam estáveis, já que, no mesmo período, tivemos 1 caso a cada ano. Lembrando que, no ano passado, Sertãozinho teve o 2º menor número desde o ano de 2001, nesta modalidade.
Com relação aos furtos de veículos, também houve queda para 75,5%, passando de 84 veículos furtados de janeiro até abril de 2019, para 62, nos quatro primeiros meses de 2020. Os furtos e roubos de outras naturezas também tiveram números considerados satisfatórios: foram 245 furtos registrados, cerca de 20,8% a menos do que no mesmo período do ano passado, que teve 309 registros.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito comemora a queda nos indicadores criminais. E o Secretário da pasta, João Batista de Camargo Júnior, destaca a importância da parceria firmada com as Polícias Civil e Militar. “É importante frisar que a nossa Guarda Civil Municipal, além das missões precípuas que possui, tais como a ronda escolar, patrulhamento nas praças, logradouros públicos e instalações, tem realizado um trabalho de excelência no auxílio às forças policiais do nosso município. Atualmente, existe um trabalho perfeitamente integrado, com realizações de planejamento e ações conjuntas entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. E essa estratégia tem trazido resultados significativos em termos de redução da criminalidade, pois essa tem sido a tendência dos números nos últimos anos”.
De acordo com o Comando do 43º BPM/I de Sertãozinho, nos últimos anos a cidade de Sertãozinho tem apresentado uma redução histórica nos números dos indicadores criminais. “Tudo isso, é fruto de um longo trabalho nas ruas e também de estudos que a Polícia Militar realiza diariamente. Este ano estamos vivendo um momento atípico com esta pandemia de coronavírus, o que tem ajudado também a diminuir a criminalidade, pois há uma redução de circulação das pessoas nas ruas”, destaca o Comandante da PM, Ten. Cel. Marco Aurélio Loes Teles.
O Comandante destacou ainda a instalação de uma sala específica de acompanhamentos diários, com todos os dados e informações das ocorrências atendidas quase que instantaneamente. “Esses dados são analisados semanalmente e o estudo indica as ações necessárias em cada setor da cidade. Com esse estudo, a gente analisa também a necessidade ou não de realizar alguma mudança no modo de agir e redireciona para os locais de maior atuação, e até a necessidade de reforço”, explica o Ten. Cel. Teles.
Investimentos
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, neste ano de 2020, a Guarda Civil Municipal está recebendo um investimento de quase R$ 700 mil. Foram adquiridas 5 novas viaturas totalmente equipadas; 4 carabinas Taurus CTT40; 10 pistolas; 2 espingardas calibre 12; 240 conjuntos completos de fardamento; além de botas e outros kits. “São investimentos importantes, que reforçam o armamento da GCM e valorizam o nosso efetivo. Essas ações são aparentemente cotidianas, mas têm um peso importante para nossos homens, pois estão sensivelmente ligadas à qualidade do desempenho de suas funções. E tudo isto colabora para que os crimes possam ser combatidos e os números dos indicadores criminais caiam dia a dia”, comentou o comandante da Guarda Civil Municipal, Thiago Carvalho dos Santos. (Departamento de Comunicação PMS)
Legendas
Foto 1: Novo armamento adquirido faz parte dos investimentos realizados para a Guarda Civil Municipal, para a redução na criminalidade
Foto 2: Comando da Policia Militar apresenta sala de acompanhamento das ocorrências diárias realizadas no âmbito do 43º BPM/I
Fotos: Carlos Rocha