Sertãozinho recebe o Troféu “Franco Montoro” e é o 13º no ranking do Programa “Município VerdeAzul”
Nesta quinta-feira, 05, no Palácio Bandeirantes, o governador de São Paulo, João Doria, e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, entregaram o Troféu “Franco Montoro” aos municípios líderes do Ranking 2019 do Programa “Município VerdeAzul” (PMVA).
Sertãozinho conquistou a 13ª colocação no ranking geral, no qual figuram apenas os 154 municípios paulistas que melhor implementaram e comprovaram agendas ambientais. A nota do município foi 91,47, dentro de uma pontuação máxima que chega até 100. Com isso, a cidade foi a que obteve o melhor desempenho na macrorregião.
Durante o ato, 92 cidades receberam troféu e certificação por notas acima de 80 pontos e 62 foram qualificadas ao obterem notas entre 60 e 79,9. São José do Rio Preto foi a campeã no ranking geral totalizando 97,00 pontos seguida de Bragança Paulista com 94,74 e Novo Horizonte com 94,23.
Atualmente participam do PMVA 613 municípios que colocam em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local, coordenada por um interlocutor, e que abrange temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Para incentivar a prática dessas atividades, o Programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano.
O troféu de Sertãozinho foi entregue aos representantes do Executivo, o vice-prefeito, Nilton César Teixeira, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes; além do representante do Legislativo, o vereador Renato Aparecido Schiavinato.
Outras cidades que receberam o troféu Franco Montoro foram: Itu (93,39), Santo Antônio da Alegria (90,04), Santa Fé do Sul (89,91), Presidente Prudente (91,26), Bragança Paulista (94,74), Junqueirópolis (87,31), Ribeirão Preto (90,60), Guararema (90,70), São Pedro do Turvo (92,57), São Bento do Sapucaí (86,76), Penápolis (86,90), Itanhaém (89,65), Mogi das Cruzes (86,26), Coronel Macedo (82,75) e Gabriel Monteiro (89,60).
Vale destacar que, o projeto “Composta Sertão”, realizado pelo município de Sertãozinho, foi um dos destaques da avaliação de 2019. Ele atua para difundir a técnica de compostagem caseira como alternativa viável para o gerenciamento dos resíduos orgânicos domiciliares, minimizando impactos ambientais e maximizando benefícios sociais e econômicos. Ao todo, o projeto já distribuiu 600 kits de composteiras modulares para famílias que foram orientadas por técnicos especializados para a segregação dos resíduos orgânicos nas casas. O número total será de 1.200 composteiras ao final do primeiro ciclo do projeto. Além das famílias, mais de 40 escolas da rede de ensino municipal também receberão os kits.
Saúde
Ainda no Palácio do Governo, o município de Sertãozinho, representado pelo vice-prefeito Nilton César Teixeira, e pela secretária municipal de Saúde, Angélica Lazarini, participou de outra agenda oficial com o governador Doria, que convocou uma reunião técnica com representantes do Executivo de diversos municípios paulistas, tendo por objetivo apresentar instruções e o plano de contingência para o coronavírus (Covid-19), no Estado. (Departamento de Comunicação PMS)