Sertãozinho lança “Faixa Azul Digital” para modernizar a área azul

Sertãozinho lança “Faixa Azul Digital” para modernizar a área azul
09/12/2024

Novo aplicativo promete mais praticidade e tecnologia na gestão do estacionamento rotativo da cidade

Sertãozinho avançou muito no desenvolvimento tecnológico para serviços urbanos nos últimos anos. Agora, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Associação de Proteção e Assistência a Adolescência e Juventude (APAMI) de Sertãozinho, lançou o aplicativo “Faixa Azul Digital”, aplicativo que vai tornar mais eficiente o trânsito e oferecer comodidade aos motoristas que utilizam a Área Azul.

O novo sistema proporciona maior rotatividade na ocupação das vagas, democratizando o uso do espaço público. A migração para as plataformas digitais marca a modernização do atual sistema, que ainda utiliza cartões impressos em papel para preenchimento de informações.

Com novas regras aprovadas pela Lei nº 7.362, de 25 de outubro de 2024, a “Área Azul”, o estacionamento pago e controlado em vias e ruas definidas do Centro de Sertãozinho, agora permite novas formas de pagamento via aplicativo de smartphones, avisos digitais, antecipação de crédito e tempo de tolerância na ocupação da vaga.

Vale ressaltar que as novas regras serão para veículos de quatro rodas. Condutores de motocicletas devem se atentar aos bolsões de estacionamento específicos para não haver infrações!

 

PASSO A PASSO

O usuário precisará baixar o aplicativo “Faixa Azul Digital” (Sertãozinho) no Google Play ou App Store, fazer cadastro pessoal (nome, CPF, data de nascimento, telefone e e-mail) e do veículo que utilizará a vaga (tipo de veículo, placa, modelo e cor), selecionar a forma de pagamento e adicionar saldo. O valor para estacionar o veículo será descontado do saldo do aplicativo de acordo com o tempo que estiver utilizando a vaga da Área Azul.

 

MAIS DETALHES DA ÁREA AZUL DIGITAL

- As formas de pagamento serão via cartão de crédito ou débito, pix ou moeda corrente;

- O valor a ser cobrado pelo uso da vaga será R$ 1,50 pelo período de 1 (uma) hora de estacionamento;

- O funcionamento continuará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h;

- Haverá tolerância de 10 minutos na ocupação da vaga para aquisição do crédito avulso de qualquer valor, podendo ser utilizado em diferentes vagas até o limite do vencimento, ou para a retirada do veículo do local;

- Idosos e PcDs estarão isentos na primeira hora do estacionamento desde que estejam nas respectivas vagas destinadas a estas categorias com o cartão ou credencial no painel do veículo para efeito de fiscalização;

- Os antigos cartões de papel poderão ser trocados por créditos no aplicativo em até 60 dias após a implantação do sistema.

 

ESTACIONAMENTO IRREGULAR

- Caso o veículo seja identificado sem comprovação de pagamento, o usuário será notificado, via aplicativo, sobre a pendência financeira;

- Após o registro da advertência, será concedido o prazo de três dias úteis, contados a partir da data da infração, para a defesa ou regularização da situação, mediante o pagamento de dez vezes o valor da tarifa horária;

- Caso a situação não seja resolvida, será emitida a multa correspondente, com infração considerada grave (cinco pontos na CNH) e no valor de R$ 195,23.

 

ÁREA AZUL E APAMI

A parceria entre a Prefeitura de Sertãozinho com a APAMI na gestão da Área Azul será mantida com a implantação do sistema digital. Os jovens vão desempenhar a mesma atividade, com mais treinamento e capacitação para utilizar os equipamentos digitais de monitoramento.

 

Ana Carolina Milani

Departamento de Comunicação PMS