Sertãozinho está na Rota Mogiana, do Programa Roda SP
Neste mês, os sertanezinos terão a oportunidade de viajar para cidades da região por apenas R$ 10. É o Programa Roda SP, do Governo do Estado, na Rota Mogiana, que oferece dois roteiros turísticos saindo de Sertãozinho, entre os dias 10 e 25.
Os viajantes, acompanhados de guias de turismo e a bordo de um ônibus do Roda SP, poderão contemplar as belezas naturais e os patrimônios históricos, de Monte Alto e Jaboticabal, às terças, quintas e sábados; ou de Altinópolis e Santo Antônio da Alegria, às quartas, sextas e domingos. O embarque será sempre às 9h, em frente ao Museu da Cidade, que fica localizado na Praça Mané Gaiola.
Roteiros saindo de Sertãozinho
Quem embarcar no primeiro roteiro, vai visitar pela manhã, em Monte Alto, o santuário da Virgem Montesina e o mausoléu da Menina Izildinha. Após parada para almoço no Centro da cidade, o destino é o Centro Cívico e Cultural, que abrange os Museus Histórico Cultural, de Arqueologia e de Paleontologia. Esse último é o que deu a Monte Alto a fama de “cidade dos dinossauros”, pois abriga fósseis descobertos em pesquisas realizadas na região, além de fotos e reconstruções de animais pré-históricos. No meio da tarde, os participantes se refrescarão com um delicioso sorvete artesanal monte-altense e seguem para Jaboticabal, onde poderão conhecer os queijos de cabra da Cabana da Fonte. O desembarque está previsto para as 17h45, na Praça Mané Gaiola.
Já no segundo roteiro, a primeira atração é em Altinópolis: a famosa Gruta do Itambé, uma grandiosa formação de arenito com duas cavidades em forma de orelha de onde brota um olho d’água. Para chegar até lá, é preciso caminhar cerca de 400 metros por uma trilha. Em seguida, o ônibus segue para Santo Antônio da Alegria, onde os turistas vão almoçar e recuperar energias para aproveitarem o restante da viagem nessa cidade: a Rua da Gastronomia e o Sítio Curiaca, onde há produção de mel de abelhas. Retornando a Altinópolis, o passeio é pelo Circuito Bassano Vaccarini, com várias esculturas do artista italiano, que viveu seus últimos anos nessa cidade. A previsão de chegada à Praça Mané Gaiola é às 18h.
Sertãozinho também é ponto turístico
Sertãozinho também participa do Roda SP como destino turístico para quem vem das cidades de Monte Alto, Jaboticabal e Ribeirão Preto. Um dos principais pontos de visitação é o Instituto Engenho Central, que abriga o Museu da Cana. No local, funcionou uma das primeiras usinas de açúcar do século XIX. A visita monitorada percorre todas as instalações da antiga usina, promovendo uma verdadeira viagem ao passado. A prainha da cidade, localizada no Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”, também é uma parada planejada.
Segundo Elziane Sandrim, diretora do Departamento de Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Cultura e Turismo, Sertãozinho receberá mais de mil visitantes das cidades de Monte Alto, Jaboticabal e Ribeirão Preto. “Essas visitas são muito importantes para o turismo sertanezino, pois, além da visibilidade e divulgação de nossa cidade, os turistas consumirão aqui, movimentando a economia local”.
Para os dois roteiros, é recomendado vestir roupas confortáveis e levar protetor solar e repelente. Os ingressos estão à venda no PIT, o Posto de Informações Turísticas, que fica na Praça 21 de Abril, das 9h às 17h, no centro de Sertãozinho. O valor das passagens não inclui os custos com alimentação. O primeiro embarque será neste sábado, dia 10, para Monte Alto e Jaboticabal. (Departamento de Comunicação PMS)