Sertãozinho é uma das melhores cidades do Brasil em saneamento básico

24/04/2019

De acordo com edição 2018 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento, Sertãozinho está em 11º lugar em qualidade de saneamento básico, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

O Ranking ABES é realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e foi apresentado durante o II Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento, no último dia 28 de março, em São Paulo. O evento contou, ainda, com a apresentação de estudo sobre a influência do saneamento na saúde de moradores de áreas de alta vulnerabilidade e premiou as 39 cidades que apresentaram os melhores indicadores na edição 2018 do ranking, sendo 29 de grande porte e 10 de pequeno e médio portes.

O estudo relaciona o saneamento à saúde, fazendo uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municípios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado. Foram avaliados cinco indicadores: percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e o percentual de resíduos sólidos destinados adequadamente. Dessa maneira, permite identificar o quão próximos os municípios estão da universalização do saneamento.

A edição 2018 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento abrange 100% do território nacional, contemplando todos os municípios brasileiros que forneceram ao SNIS as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores. São quase 2 mil municípios, o que representa 34% deles e 67% da população do país. Todas as 27 capitais estão nesta publicação. Os dados de saúde foram obtidos do DATASUS2 do Ministério da Saúde, com o mesmo ano de referência.

Para tornar mais equilibrada a comparação, o ranking foi apresentado em dois grandes grupos: pequeno e médio portes (até 100 mil habitantes) e grande porte (acima de 100 mil).

Os municípios foram classificados em quatro categorias de acordo com a pontuação total obtida pela soma do desempenho de cada indicador: “Rumo à universalização”; “Compromisso com a universalização”; “Empenho para a universalização” e “Primeiros passos para a universalização”. A pontuação máxima possível é de 500 pontos, atingida quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores.

 

Pontuação

 

Sertãozinho atingiu 497,68 pontos, ultrapassando a média de 496,05 pontos, e ficou em 11º na primeira categoria, juntamente com outros 28 municípios acima de 100 mil habitantes. Dessas cidades, 27 são da região sudeste (69%), 8 da região Sul (20%), 3 do Nordeste (7,6%) e 1 do Centro-oeste.

Em três indicadores, Sertãozinho atingiu a pontuação máxima (100): “Tratamento de esgoto”, “Coleta de resíduos sólidos” e “Destinação adequada de resíduos sólidos”. Em “Abastecimento de água” e “Coleta de esgoto”, o município empatou com 98,84 pontos.

O prefeito Zezinho Gimenez comemorou a conquista e reconheceu a eficiência do trabalho realizado pela autarquia responsável pelo abastecimento de água e pela coleta e tratamento do esgoto em Sertãozinho, o SAEMAS. “É uma enorme satisfação acompanhar esse resultado. Essa autarquia foi uma semente plantada no início da minha primeira gestão como prefeito, foi uma inovação à época, e hoje está aí, bem estabelecida e prestando um excelente serviço à nossa população, incluindo o Distrito de Cruz das Posses. A equipe do SAEMAS está de parabéns por sua eficiência, que hoje faz Sertãozinho ser referência nacional também na área de saneamento”, pontuou.

O estudo completo pode ser conferido no site: http://abes-dn.org.br. (Departamento de Comunicação PMS)