Sertãozinho comemora Semana da Mulher promovendo conscientização e saúde

A 2ª Corrida e Caminhada Ação Mulher contou com a participação de 600 mulheres Foto: Antônio Carlos (Gu)/WG Studio
16/03/2015

A Semana da Mulher foi comemorada com muitas atividades em Sertãozinho e Cruz das Posses, através da 2ª edição do evento Ação Mulher, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

            De 04 a 06 de março, as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher foram marcadas pela conscientização das cidadãs atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social do município e de Cruz das Posses, com a apresentação da peça teatral “Sobre Pedros e Terezas”, do Grupo de Teatro da UNIRP (GTU) de São José do Rio Preto, que abordou as temáticas: violência familiar, envolvimento com drogas e violência contra a criança, o adolescente e a mulher. Ao todo, 700 cidadãs assistiram às apresentações.

            Outro destaque da programação ocorreu no dia 05, quando com o apoio da Secretaria Municipal de Administração, 300 servidoras municipais também tiveram um momento de celebração, com a apresentação do espetáculo “Mulher em Cena – O fenômeno chamado mulher”, realizado no Teatro Municipal.

            No dia 07, durante o evento “Meio Ambiente em Ação”, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente na Praça 21 de Abril, o Fundo Social de Solidariedade organizou outras ações comemorativas, com apresentações artísticas e o oferecimento de rosas às trabalhadoras do comércio e cidadãs em geral.

            O ponto alto das comemorações aconteceu no dia 08, domingo, quando a Praça 21 de Abril foi tomada por uma onda de cor rosa, durante a 2ª edição da Corrida e Caminhada “Ação Mulher”, que reuniu 600 competidoras nas modalidades corrida (5 Km) e caminhada (3 Km). Na classificação geral, a corrida teve como vencedora a atleta Tatiana Rodrigues Fernandes, da cidade de Guariba/SP. O segundo lugar ficou para a sertanezina Joelma de Jesus.

Após o evento esportivo, cerca de 800 mulheres passaram pela estrutura montada na praça, que ofereceu vários serviços gratuitos à população, como corte de cabelo, maquiagem, massagem, atendimento nas áreas de podologia e estética, aferição de pressão arterial e avaliação odontológica.

            A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni, avaliou positivamente a ação. “O evento cresceu bastante em relação ao ano passado, tanto que tivemos de ampliar o número de vagas para a corrida e a caminhada, cujas inscrições nos retornaram a arrecadação de 600 pacotes de fraldas geriátricas, que serão utilizadas para atendimentos de urgência a cidadãos carentes, embora a rede municipal de saúde conte com um programa que distribui esse item de higiene pessoal para as pessoas que o utilizam de modo contínuo”, disse Tatiane, que completou: “no mais, creio que nosso objetivo maior foi alcançado, sendo o de provocarmos a reflexão nas mulheres, principalmente naquelas vitimizadas, encorajando-as a se libertarem da violência e da falta de valorização, e a lutarem por respeito e dignidade, para que tornem-se protagonistas de suas histórias”.

            Lembrando que, o evento “Ação Mulher” contou com os patrocínios de Caixa Econômica Federal, Savegnago Supermercados, Copercana, Canaoeste, Sicoob/Cocred, Caldema e Unimed Sertãozinho. (Assessoria de Comunicação PMS)