Sertãozinho atravessa crise na Saúde

Sertãozinho atravessa crise na Saúde
07/03/2022

Todos os dias, pacientes esperam por vaga no Sistema Cross e, mesmo em estado grave, têm que esperar por transferência. 

Infelizmente, Sertãozinho, mesmo sendo a segunda cidade da região em número de habitantes, depende do Sistema Cross e das vagas em outros municípios. Isso é fruto do descaso com que a Saúde vem sendo tratada nos últimos anos, o que poderia ser evitado se a prometida Santa Casa tivesse saído do papel. Com isso, Sertãozinho não estaria tão dependente como é hoje da região. Chegou a ser assinado um convênio que, infelizmente, não prosperou - sabe se lá por que -, e a cidade continua dependente do Sistema Cross, levando a esperas que estão custando vidas.

Para tentar amenizar a situação, a secretária de Saúde, Soraia Stella, anunciou a microrregulação, que será implantada na Santa Casa Local para que, assim, se consiga atender os pacientes de Sertãozinho. A microrregulação tem, como objetivo, acabar com esta alta demanda de pacientes esperando vagas em leitos regionais.

Paciente de Sertãozinho espera três dias por vaga no Cross

Durante esta semana, quando a reportagem soube do caso, uma mulher de 49 anos estava havia três dias esperando vaga no sistema Cross. Ela estava internada na UPA de Sertãozinho em estado gravíssimo. Entramos em contato com a Secretária de Saúde, Soraia Stella, que afirmou que havia sido solicitada uma vaga no Sistema Cross regional.

Mais uma vez, o Sistema Cross apresenta falhas e a cidade tem que conviver diariamente com esta situação preocupante. A falta de investimento na Saúde leva Sertãozinho a depender totalmente do sistema regional, o que resulta em situações como essa. Pessoas entre a vida e a morte esperando a vaga no famoso Cross.