SEMANA SANTA - Momento de reflexão

SEMANA SANTA - Momento de reflexão
08/04/2015

Lena Aguilar

 

A Semana Santa é um momento marcante, que nos faz refletir sobre o grande amor de Jesus para com a humanidade, entregando sua vida para nos salvar. Por isso, Ele pôde afirmar: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos." (Jo 15,12). “Celebramos esse dia com a proclamação da Palavra de Deus e a adoração da cruz, "da qual pendeu a salvação do mundo". Tudo se cala diante do grandioso mistério de um Deus que se imola pela salvação de todos nós pecadores”, reconhece Padre Sergio Carmona, da Igreja Matriz.
Mas a Semana Santa não termina na sexta-feira, 3,  e sim, neste sábado, 4,  quando a Igreja celebra festiva e solenemente a Vigília Pascal, revivendo a vitória de Jesus que, vencendo a morte e o pecado, ressuscita glorioso. “É uma celebração muito bonita e rica de simbolismos, como o fogo, a luz e a água, que lembram a vida nova que brota do Ressuscitado”, disse Padre Ivonei Burtia, da Paróquia São João Batista.
Em Sertãozinho, a rotina de missas e peregrinações foi intensa ao longo dessa semana. A Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida começou desde o dia 28 de março sua programação, às 19 horas, com a "Traditio Símboli" (Celebração da Fé). A Paróquia São João Batista começou sua celebração às 19h30. 

No dia 29, a missa, a procissão e a benção de ramos, que é a tradicional celebração de "Domingo de Ramos", marcaram o dia.

Ao longo da semana, algumas celebrações se destacaram. Na segunda-feira, 30, e na terça-feira, 31, aconteceram as tradicionais vias sacras.

Na quarta-feira, ambas as paróquias celebraram o encontro doloroso, que é uma procissão com as imagens de "Nossa Senhora das Dores" e do "Senhor dos Passos".

Na Quinta-feira Santa, a celebração da ceia do Senhor e lava-pés foram os destaques. Membros da comunidade foram convidados para o encontro, representando o dinamismo da Campanha da Fraternidade.

Já na Sexta-feira Santa, 3, o dia de maior participação popular, a celebração começou às 15 horas, com a Celebração da Paixão - Adoração à Santa Cruz, na Igreja Matriz São João Batista e também na Vila Garcia e na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. A noite aconteceu a procissão com as imagens do "Senhor Morto" e "Nossa Senhora das Dores" em ambas as paróquias.

IGREJA MATRIZ

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

 

Dia 04/4 - Sábado Santo

20h - Vigília Pascal - Renovação das Promessas do Batismo

 

 Dia 05/4 - Domingo da Ressurreição

5h - Procissão e Missa da Ressurreição

Saída: Capela São Vicente de Paulo até a Igreja Matriz

 

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

 

Dia 04/04 – Sábado Santo

*19h Missa da Vigília

Pascal na Com. Santo Antonio – Vila Garcia

*20h Missa da Vigília

Pascal na Igreja Matriz

São João Batista

 

Dia 05/04 – Domingo da Ressurreição

*5h – Procissão da Ressurreição, com a imagem de Cristo Ressuscitado, saindo da Capela São José

*5h - Procissão da Ressureição, com a imagem de Nossa Senhora da Glória, saindo da Rua José Bonini – em frente à casa do Milton Meloni

*5h30 - Missa da Ressurreição na Igreja Matriz São João Batista e café de manhã comunitário após a Missa

*9h - Batizados

*19h - Missa da Ressurreição