Secretário Arnaldo Jardim visita Canoeste e CEISEBr

Secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, cumpre agenda com pautas  importantíssimas para atingir avanços na agricultura da região de Sertãozinho. O foco foi na Canoeste e no CEISEBr . CREDITO: LENA AGUILAR
06/03/2015

Lena Aguilar

Ontem pela manhã, 27, na Canoeste, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, reuniu-se com representantes da Orplana, Assomogi, Coplana, ABAG/RP e de Sindicatos Rurais de Jaboticabal, Batatais, Sales de Oliveira, Nuporanga, Altinópolis, Pedregulho e Franca. Na pauta, questões relacionadas ao PRA – Programa de Regularização Ambiental (lei 12.651/12 e Dec. 7.830/12). Em seguida esteve no CEISEBr com representantes da indústria de base para uma reunião sobre a consolidação da ampliação da oferta de cogeração de energia do Estado de São Paulo.

As duas reuniões foram bastante proveitosas. A primeira reunião que diz respeito ao PRA possui precisão em relação às ações referentes às entidades de classe, pois a União, os Estados e o Distrito Federal deverão, no prazo de um ano, contado a partir da data da publicação desta Lei, prorrogável por uma única vez, por igual período, por ato do Chefe do Poder Executivo, implantar Programas de Regularização Ambiental - PRAs de posses e propriedades rurais, com o objetivo de adequá-las aos termos do Capítulo XIII, da Lei 12.651/12 (Art. 59, Lei 12.651/12).
Sendo que o PRA - Programa de Regularização Ambiental é o conjunto de ações ou iniciativas a serem desenvolvidas por proprietários e posseiros rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental (art. 9º, dec. 7.830/12).

O secretário Arnaldo Jardim solicitou a colaboração dos representantes das entidades para o preenchimento do CAR (Cadastro Ambiental Rural) que deverá ser entregue em 6 de maio, que é o prazo final.

“A virtude importante desta reunião é diminuir as distâncias e que isso possa desdobrar em um grande mutirão para o preenchimento do CAR, em que os produtores rurais possam depois ser beneficiados com o PRA”, explica.

Além disso, Arnaldo Jardim acatou todas as reivindicações dos representantes das entidades de classes e pediu a dedicação deles nas formulações dos requisitos que dizem respeito sobre a agricultura e o meio ambiente.

“Foi difícil fazer o Código Florestal, o PRA e agora deparamos com a questão da crise hídrica em São Paulo. Independente das dificuldades tivemos avanços neste Estado, há uma diferenciação. A Secretaria possui parcerias importantes como as entidades que pensam no desenvolvimento da agricultura. Por isso, o governador Geraldo Alckmin merece confiança. Vamos continuar nosso trabalho em prol do Estado de São Paulo”, disse Arnaldo Jardim em reunião na Canoeste, representando o poder público na esfera estadual.

 

Negociação Estratégica

Sobre a reunião no CEISE Br, o secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, disse que foi dado um passo importante na consolidação da ampliação da oferta de cogeração de energia do Estado de São Paulo a partir da cadeia produtiva da cana de açúcar.

“Em decorrência da grande mobilização que Sertãozinho realizou com o movimento da retomada no setor sucroenergético, que aconteceu no dia 27 de janeiro, em defesa da agricultura canavieira, foram apresentadas as reivindicações ao governador Geraldo Alckim, que adotou algumas medidas que simplificaram os procedimentos dentro da cadeia produtiva para que nós pudéssemos, queimando o bagaço da cana, utilizando outros materiais como cavaco de madeira, por exemplo, e com isso pudéssemos fornecer energia mais barata para conter o risco de escassez de energia. Por isso, estamos criando programas estratégicos junto ao Governo do Estado de São Paulo gerando financiamento em projetos de ampliação de cogeração de energia, através do bagaço da cana, junto à Companhia de Energia do Estado de São Paulo (CESP), que pode se tornar uma parceira neste negócio”, disse Arnaldo Jardim em relação ao motivo da reunião.

O presidente do CEISE Br, Antonio Eduardo Tonielo Filho, agradeceu a presença e o apoio do secretário Arnaldo Jardim em buscar soluções em investimentos junto à CESP para comprar equipamentos da indústria de base, entre outros negócios, visando a cogeração de energia.

“O Estado de São Paulo é o maior produtor de energia do mundo. Esta reunião com o secretário da Agricultura aponta caminhos para uma negociação estratégica com a CESP junto das usinas e indústrias de base, visando parcerias que desenvolvam energia proveniente do bagaço da cana. Isto é muito importante para o nosso setor e começar agilizar uma energia mais barata. Este é um grande passo para a economia da nossa região”, finaliza Tonielo Filho.