SAÚDE/DOAÇÃO - Cidadão sertanezino pede ajuda para comprar medicamento que custa R$ 16 mil

11/07/2016

Da Redação

O sertanezino Marcos Mateus Fabio, 22 anos, estudante de Economia da Unifal – campus de Varginha, foi diagnosticado, há quatro anos, com um tumor cerebral de hipófise, produtor de GH, acromegalia, que é uma doença rara, com incidência de 2 a 3 pessoas em 1 milhão.

Marcos conta que a doença causa uma série de complicações de saúde e bem estar, surgindo aos poucos, debilitando e desfigurando fisicamente aqueles que sofrem dela.

“Se não for controlada adequadamente, leva a complicações cardiovasculares, respiratórias, metabólicas e neoplásicas (ligadas a cânceres). A taxa de mortalidade é três vezes maior para quem sofre de acromegalia”, explica.

O jovem já passou por duas cirurgias para tentativa de retirada completa do tumor, mas sem sucesso.  “Após as cirurgias, iniciei o tratamento com modificações, mas ainda não consegui controlar a doença. Agora existe uma possibilidade de tentar controlá-la antes de ter que fazer radioterapia, tomando o medicamento Somavert (pegvisomant) 15mg, 30 ampolas, que custa R$ 16 mil. Este remédio não faz parte da doença pelo SUS, pois existem outras medicações que podem ser usadas, porém já as utilizei e não consegui a cura”, aponta.

No combate diário, Marcos entrou na Justiça contra a Prefeitura e contra o Estado com o propósito de conquistar medicamento, mas o juiz julgou o juizado especial incompetente para julgar a ação, tendo em vista o alto valor da medicação, redistribuindo então para outras varas. A partir de agora cabe ao juiz decidir se emitirá a liminar obrigando o Estado ou o Município a fornecer o medicamento. No momento o processo foi encaminhado para o Ministério Púbico. Diante dessa dificuldade toda e por não possuir recursos para adquirir a caixa de injeções que dura um mês, o sertanezino está pedindo ajuda da população para conseguir comprá-la. “Qualquer valor doado é significante e será bem-vindo”, ressalta.

 

Quem puder contribuir para a causa de Marcos pode fazer doações através do link: WWW.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-adquirir-injeções-para-o-tratamento-do-tumor

ou por meio de depósito em conta bancária:

 Banco Mercantil do Brasil, agência 0039, conta corrente: 010221097-7, CPF: 390.733.538-40, Marcos Mateus Fabio