SAÚDE - UBS Alto do Ginásio: uma conversa entre servidores e usuários do local que valeu a pena

Funcionários e usuários da UBS “Antonia Canhoto Spigolon”, no Alto do Ginásio, durante encontro, que teve por objetivo aproximar os usuários ouvindo, assim, suas reais necessidades
16/03/2015

“Conversando a gente se entende”. O ditado popular é antigo, mas é constantemente usado para o fortalecimento das boas relações interpessoais. O diálogo continua sendo a melhor opção. E é por meio de conversas e encontros periódicos, que a Secretaria de Municipal de Saúde vem promovendo algumas ações junto aos funcionários.

Nesse sentido, recentemente, na UBS “Antonia Canhoto Spigolon”, no Alto do Ginásio, houve uma iniciativa interessante dos funcionários do local e do NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização), que colocaram em ação o Projeto “Educação em Saúde”, que tem por objetivo aproximar os usuários ouvindo, assim, suas reais necessidades.

“A equipe usou a busca da aprendizagem, com a possibilidade da participação coletiva, para que trabalhadores, usuários e gestores pudessem compartilhar, ensinar, aprender, construir e desconstruir percepções, ideias e conceitos sobre a saúde, de sua elaboração e operação de seus papéis”, explicou Andreia Rocha Sicchieri, uma das organizadoras do encontro.

“Foi uma ação positiva. Trabalho há mais de 30 anos na Prefeitura e nunca vi uma proposta como essa”, contou o diretor da UBS, Lourivaldo Rodrigues de Moura, que completou: “tivemos um feedback positivo dos funcionários – que se sentiram mais motivados – e também de alguns representantes da comunidade, que disseram ter se sentido mais à vontade para comentar sobre seus anseios”.

Carmen Regina Martinez de Andrade, 64 anos, mora no Alto do Ginásio e teceu vários elogios: “eu e meu marido frequentamos essa UBS há muitos anos. Os funcionários sempre são atenciosos. É um ambiente familiar, me sinto em casa. Percebo que essa atenção não é somente conosco, mas com outras pessoas também”, comentou ela, que fez questão de frisar: “tenho um sentimento de gratidão e admiração pelo trabalho que eles fazem”.

Quando perguntada sobre uma possível nota que atribuiria de 0 a 10, Carmen é rápida: “dou 9. O trabalho dos médicos também é algo que precisa ser mencionado; eles são excelentes”.

Assim como Carmen, Claúdio Ricardo dos Santos, 48 anos, aprova os trabalhos daquela Unidade Básica de Saúde. “Eu já viajei muito e conheço alguns lugares. Aqui, em Sertãozinho, podemos dizer que temos uma saúde de Primeiro Mundo. Eu e minha família sempre fomos muito bem atendidos”, declarou. E sobre a nota de 0 a 10? “Dou nota 10”, concluiu.

A secretária da pasta, Rita Montenegro, fez a seguinte análise: “é sempre bom salientar o trabalho do NEPH, que tem essa linha de atuação de acompanhar o servidor e também o usuário; algo muito positivo para a realização do trabalho diário da nossa secretaria. Conversar é sempre muito válido”.

A título de informação, na UBS “Antonia Canhoto Spigolon”, são realizados por mês, uma média de 3000 procedimentos médicos. (Assessoria de Comunicação da PMS).