SAÚDE - HC fará cirurgia em pacientes com hemofilia

SAÚDE - HC fará cirurgia em pacientes com hemofilia
22/04/2015

Desde o início de abril, o Hospital das Clínicas incluiu em sua lista de atividades mais uma que vai beneficiar 106 pacientes com hemofilia e que precisam passar por cirurgia, mas não encontravam serviço público ou privado que fizesse o procedimento. No Hemocentro estão cadastrados quase 280 hemofílicos, mas nem todos precisam de cirurgias.

Um dos principais problemas de uma cirurgia para esse tipo de paciente era o sangramento. Você sabe, o paciente com hemofilia tem dificuldade de coagulação do sangue e um corte faz com o paciente perca muito sangue. Mas, atualmente, a medicação que contém o fator VIII para o uso desses pacientes é fornecida sem problemas.

O fator VIII é a proteína necessária ao corpo para coagulação do sangue. Essa proteína não existe no corpo dos pacientes com hemofilia. “Os pacientes com hemofilia sofrem constantemente com sangramentos, principalmente nas articulações que, inflamadas, vão progredindo para um quadro que chamamos de atropatia hemofílica”, explica a médica do Hemocentro de Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas, Luciana Oliveira.

O HC será o primeiro no Estado a realizar cirurgias ortopédicas gratuitas em pacientes com hemofilia. Há dois anos, os procedimentos são em Curitiba e Belo Horizonte. No Brasil existem cerca de 11 mil pacientes com hemofilia, parte dessa população precisa operações.

O Hospital vai readequar no centro cirúrgico para poder realizar os procedimentos, que envolvem uma equipe multidisciplinar. “É preciso uma equipe treinada para tratar esses pacientes, porque essas cirurgias são complicadas e precisam de hematologista, fisioterapeuta e ortopedista”, afirma Luciana. A previsão é de que as cirurgias comecem em junho. (Assessoria Marcos de Assis)