SAÚDE - Encerrando o ano letivo, escolas de Sertãozinho recebem campanha de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti
A primavera e o verão são estações de calor e chuva, fatores que favorecem a procriação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, nessa época, fica ainda mais importante a conscientização da população sobre os riscos à saúde causados pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com essa motivação, o Departamento de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Sertãozinho realizou ações em escolas da rede municipal, aproveitando o ensejo do término do ano letivo e por ocasião da Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti, que aconteceu de 26 a 30 de novembro.
Cerca de 750 crianças de cinco escolas de ensino fundamental participaram de palestras com exibição de vídeos e atividades interativas sobre o ciclo evolutivo do mosquito e as doenças que ele pode transmitir. “Também foi falado sobre pragas urbanas em geral. Os cinco funcionários que participaram das ações levaram terrários com escorpiões e aranhas vivos. Tudo com uma linguagem bem simples e lúdica, para cativar as crianças”, explicou Juliano Mossin, diretor do Departamento de Controle de Vetores.
Segundo Diego Tanaka Escovar, agente de combate às endemias, responsável pelo setor IEC (Informação, Educação e Comunicação) do Departamento de Controle de Vetores, as informações transmitidas na palestra tratam com mais detalhes o conhecimento que os alunos já adquiriram nas aulas. “Nós aprofundamos o assunto e explicamos para não deixarem os brinquedos acumularem água no quintal”. Diego mencionou também sobre a atividade lúdica que os funcionários realizam durante a ação: após a apresentação, as crianças participam de um jogo de perguntas e respostas, divididas em duas equipes. “É um jogo de tabuleiro no qual uma criança de cada equipe é a peça, que se move a cada resposta certa do time. Eles ficam eufóricos para responder as questões!”.
As escolas participantes foram as EMEFs “Prof. Antônio Cristino Cabral”, “Profª. Marilena Arantes Meneghini” (CAIC), “Profª. Joanninha Gilberti”, “Prof. Raul do Prado Vianna” e “Waldomiro Gomes”. Juliano Mossin explica que ações semelhantes são realizadas há cerca de 20 anos, com o surgimento do Plano de Erradicação do Mosquito Aedes aegypti, e são realizadas ao longo do ano todo, sempre que as escolas solicitam, inclusive as particulares. “Em 2019, com a volta às aulas, retomaremos as palestras nas escolas todos os meses. A gente atende também escolas particulares, de acordo com as solicitações”, explicou Mossin.
Para ele, essas ações envolvendo crianças são muito importantes, pois, “além de formar um cidadão mais consciente, acaba expandindo as informações naturalmente para a família, já que a criança vai lembrar o que aprendeu e cobrar o pai, a mãe e os irmãos”, completou o diretor do Departamento de Controle de Vetores.
As ações nas escolas também fazem parte da campanha “Primavera/ Verão/Férias/Chuva – Todos no combate ao Aedes aegypti”, que continuará sendo realizada durante todos os meses do verão em diversos pontos da cidade, para incentivar os sertanezinos a combaterem o mosquito, pois a participação da população é fundamental na luta contra o Aedes.
Para fazer a sua parte, é importante manter caixas d’água, tonéis e barris bem fechados, realizar a manutenção de piscinas regularmente, guardar pneus em locais cobertos e trocar a água dos vasos e plantas aquáticas ao menos uma vez por semana. (Departamento de Comunicação PMS)