Santa Casa de Sertãozinho adquire equipamento para realização de videocirurgias em crianças e recém-nascidos
Mais uma boa notícia para a população. A Santa Casa de Sertãozinho adquiriu pinças para realização de videolaparoscopia em crianças e agora será possível a realização destes procedimentos também em recém-nascidos.
Considerada uma das maiores evoluções tecnológicas da Medicina, a vídeocirurgia consiste em uma técnica minimamente invasiva que utiliza um sistema de imagens e instrumentais introduzidos no organismo através de pequenas incisões para exploração de diferentes órgãos e tecidos. A utilização desta tecnologia permite menor tempo de internação, proporcionando redução na dor e nas complicações pós-operatórias, além de retorno mais rápido do paciente às atividades habituais.
A aquisição foi um pedido do cirurgião pediátrico Dr. Flávio de Oliveira Pileggi. “Atualmente, a cirurgia minimamente invasiva é uma realidade e a Santa Casa faz parte disso. A grande maioria dos procedimentos cirúrgicos pode ser feita por laparoscopia. Com essa aquisição, iniciaremos as cirurgias minimamente invasivas em neonatos”, destacou o médico.
Para a aquisição dos equipamentos, a Santa Casa contou com a parceria da Sermed, que pagou R$ 28 mil, e da Prefeitura Municipal, que arcou com o restante: R$ 32 mil. “Graças a essas parcerias, conseguimos adquirir os equipamentos e instrumentos necessários e os valores foram investidos pela Sermed e pela prefeitura de acordo com a demanda de utilização. Agora, podemos realizar essas cirurgias em crianças e recém-nascidos. Por ser menos invasiva e necessitar de um tempo menor para recuperação, acaba demandando também um tempo de internação menor, o que possibilita um aumento na realização de cirurgias, visto que os leitos são desocupados mais rapidamente”, explicou a administradora da Santa Casa, Rita Montenegro.
Acesse o site www.santacasesertaozinho.com.br e acompanhe as notícias do hospital. (Assessoria de Imprensa e Comunicação – Josiane Cunha)