Saiba mais sobre a infecção urinária; Acompanhe a entrevista com o Dr. João Paulo

Saiba mais sobre a infecção urinária; Acompanhe a entrevista com o Dr. João Paulo
13/12/2021

Dra Rita entrevista Dr joão Paulo da Cunha

CRM/SP: 108570

 

  • infecção urinária é mais comum no homem ou na mulher, por quê?

Resp: infecção urinária é mais comum na mulher. A mulher tem a uretra mais curta e as bactérias que colonizam o intróito da uretra conseguem migrar mais facilmente para o interior da bexiga, causando infecção.

 

  • como se pega infecção urinária?

Resp: a infecção urinária decorre da entrada dos germes que colonizam a primeira porção da uretra em contato com o meio externo, para o interior da bexiga.

 

  • como saber se a infecção urinária é grave?

Resp: uma infecção urinária grave geralmente é a que acomete o sistema urinário superior, isto é: ureteres e rins. As infecções graves causam febre, dor lombar, mal estar geral e taquicardia, alem da sensação da pessoa estar doente (prostação), queda do apetite e às vezes, náuseas e vômitos.

 

  • quais são os sintomas, são diferentes no homen e na mulher?

Resp: os sintomas são semelhantes no homen e na mulher, as infecções mais graves, os sintomas foram listados acima, as infecções não graves, geralmente que acometem só a bexiga, cursam com frequência urinária aumentada, dor em baixo ventre, ardência para fazer "xixi" e sensação de bexiga cheia mesmo a pessoa tendo acabado de fazer "xixi".

 

  • tem infecção de repetição?

Resp: sim, existe infecção urinária de repetição e ela é mais frequente na mulher. No homen essa situação está muito relacionada com aumento próstatico benigno que acontece na terceira idade.

 

  • quais os tratamentos e remédios?

quem eu devo procurar?

Resp: para cada tipo de infeção, existe um tratamento. Infecções mais simples pegando a bexiga, geralmente tratamentos de até 3 dias são suficientes e envolvem antibióticos mais simples. Infecções mais graves, geralmente é preciso tratamentos mais longos (7 a 10 dias), e muitas vezes antibióticos mais fortes. As infecções urinárias de repetição são entidades mais difíceis de controlar e necessitam de tratamentos multi modais, envolvendo diversos tipos de medicações e alterações de comportamento.

As infecções urinárias de repetição, geralmente são abordadas pelo urologista.

 

  • existe a possibilidade de eu ter infecção urinária e não perceber que estou com infecção?

Resp: a possibilidade de uma pessoa estar colonizada com bactrérias dentro da bexiga, nesta ocasião não é chamada de infeção urinária e sim de bacteriúria assintomática, neste caso a bactéria passa a "morar" dentro da bexiga, se multiplicar, mas não faz a agressão ou tenta invadir o tecido. Isso acontece como em outros orgãos, como: intestino, pulmão, boca, nariz, ouvido, em que existe a presença de bactérias, mas elas não causam uma agressão.

 

  • criança tem infecção urinária?

Resp: sim, e geralmente  precisam de investigação mais cautelosa.

 

  • existe uma idade que é mais comum, por exemplo idosos tem mais chances de ter infecção urinária?

Resp: a mulher na idade sexualmente ativa é mais predisposta a ter infecções urinárias baixas e com sintomas pouco graves. Nos idosos as infeções urinárias são comuns tanto na mulher quanto no homem.

 

  • existe algum sinal típico que eu preciso procurar um médico com urgência ou ela pode ser assintomática?

Resp: sim, são aqueles sinais descritos acima que mostram que uma infeção pode ser grave, como: taquicardia, mal estar geral, febre, inapetência, náuseas e vômitos ou se a pessoa sabidamente apresenta diabetes, litíase, ou um rim só.