RETOMADA - Smar decreta falência e renasce como "Nova Smar S/A"

31/10/2017

Eddie Nascimento

A Smar Equipamentos Industriais Ltda. teve sua falência decretada pela Justiça. A informação foi publicada na última terça-feira, 24, pelo Juiz de Direito, Marcelo Asdrúbal Augusto Gama. No documento que o J.A. teve acesso é descrito todo o trâmite do processo de recuperação judicial da empresa sertanezina que começou no ano de 2013.

A decisão publicada na última terça-feira ficou acertada a continuidade de operações da empresa, porém com um novo CNPJ e um novo nome: Nova Smar S/A.

Em sua sentença, o juiz Marcelo Asdrúbal Augusto Gama cita que “a impossibilidade da continuação das atividades das recuperandas e o insucesso da recuperação judicial ficaram bastante claros na audiência de gestão democrática. Nenhum dos presentes, e eram muitos, discordou do diagnóstico apresentado pelo Comitê Gestor. As recuperandas não possuem capacidade econômica e financeira para liquidar as dívidas extraconcursais e os compromissos assumidos com o plano de recuperação judicial. A bem da verdade esse plano era inviável, porque condicionava o pagamento dos credores à alienação de um imóvel, evento futuro e incerto”.

Ainda no documento, sobre a nova UPI, o magistrado diz que “os documentos mencionados, expostos e amplamente discutidos na audiência de gestão democrática, demonstram que a Nova Smar S/A, livre dos ônus e dos passivos absolutamente anômalos das recuperandas, com um pensado desenho organizacional, tem grandes chances de conquistar posição relevante no mercado e tornar-se valiosa.”

Os acionistas da Nova Smar S/A serão os próprios funcionários, atuais e os demitidos no passado que ainda possuem créditos trabalhistas ou pendências a receber. O presidente da nova empresa já foi definido pela própria justiça e o Administrador Judicial deve vir a Sertãozinho nos próximos dias para explicar como tudo vai funcionar após as mudanças.