RETA FINAL - Nova Casa de Leis está em ritmo acelerado

O terreno onde está sendo construído o prédio é municipal e tem 5.264.87 m². O projeto conta com dois elevadores, uma praça e espelhos d’água na área externa, além de um  plenário multiuso com  capacidade de comportar  250 pessoas
22/04/2015

Lena Aguilar

 

Na Avenida Egisto Sicchieri, na zona oeste do município de Sertãozinho, localiza-se o terreno municipal de  5.264.87 m²; onde está sendo construído o novo prédio da Câmara Municipal. O projeto moderno e arrojado, que foi assinado pela arquiteta Diva Pelá e pelo engenheiro e projetista Flávio Gallo, conta com dois elevadores, uma praça e espelhos d’água na área externa, além de um amplo estacionamento. Terá um plenário multiuso com  capacidade de comportar confortavelmente até  250 pessoas, que é a sua capacidade máxima.

A primeira etapa da obra iniciou-se em 2007 e foi entregue em 5 de maio de 2008, sob o mandato do então presidente da Câmara José André Roberto Mazer.

Em agosto de 2012, a empresa que dava andamento à obra alegou dificuldades financeiras e abandonou o serviço. Em meados de 2013, à obra então teve de ser paralisada.  O presidente da Câmara à época era Rogério Magrini dos Santos. Ele abriu novas licitações e, sendo assim, a Câmara de Sertãozinho viveu uma nova perspectiva.

Foram várias visitas realizadas pela equipe do Poder Legislativo junto aos engenheiros e ex-presidentes da Casa de Leis,  que estavam em atuação cumprindo seus mandatos. Eles verificavam a situação dos laudos e os atrasos no cronograma. Depois de muito esforço e dedicação  a obra foi retomada.

Atualmente, o presidente da Câmara é Silvio Blancacco,  que informou que o novo prédio encontra-se em fase de acabamento,  que  está previsto para ser entregue em maio e aberto oficialmente aos munícipes no início de junho. A obra está avaliada em torno de 6 milhões de reais por causa dos contratempos que houveram. 

“O novo prédio da Câmara Municipal já passou por todas as etapas. Agora estamos na parte final, que é o fechamento do plenário, colocação de ar-condicionado, paisagismo, além de estar passando toda rede lógica, enfim, toda estrutura operacional”, explica Silvio Blancacco.

Quanto ao antigo prédio, o presidente da Câmara disse que  será todo reformado, conforme a lei, para em seguida encerrar o contrato de locação.

“Com isso, a Câmara pretende economizar mais ou menos R$ 300 mil ao ano. Todo o orçamento desta obra está contingenciado e não corre risco de não ter recurso. Muito pelo contrário, estamos gerando uma economia muito grande, mesmo em tempos de crise. Todos os recursos são muito bem divididos de acordo com as rubricas orçamentárias”, disse o presidente da Câmara.

 Se tudo ocorrer bem nesta grandiosa obra,  Silvio Blancacco será o presidente que irá ter o privilégio de inaugurar oficialmente a nova Câmara para a população sertanezina.

“Nesta jornada, vejo que cada um fez a sua parte. Se for eu quem vai abrir as portas da nova Câmara, pretendo dividir este momento sublime de inauguração com os todos que já passaram pela Casa de Lei. Vamos promover um grandioso evento a fim de homenagear todos os 130 vereadores que estiveram entre nós. Vai ser uma grande festa! Tudo isso para mostrar que agora a população tem um lugar digno, mais amplo e confortável. Afinal, os munícipes  merecem”, almeja o presidente da Câmara Municipal de Sertãozinho, Silvio Blancacco.