Repartições municipais adotam medida com foco na sustentabilidade

Ação sustentável visa incentivar os servidores municipais a reduzirem o uso de copos descartáveis. Em destaque as canecas entregues
06/03/2015

No último dia 06, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu mais um importante passo em prol da preservação ambiental, com o lançamento de um projeto de sustentabilidade, que prevê a redução do uso de copos descartáveis, a partir da mudança de hábitos dos servidores municipais, para os quais foram disponibilizadas, na ocasião, canecas reutilizáveis e de longa durabilidade.

A medida adotada por todas as repartições municipais desde então, atende ao Decreto nº 5.911, de 23 de setembro de 2013, que institui boas práticas de consumo sustentável dentro da Administração Municipal.

Durante a ação, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, solicitou o apoio de secretários de outras pastas, para instituição de novos hábitos de consumo em suas repartições. “Infelizmente, a sociedade pratica uma cultura de descarte, sem se preocupar com a destinação final dos resíduos. Os copos descartáveis representam um problema relevante para o meio ambiente, pois, no Brasil, as recicladoras não consideram o produto financeiramente viável. Então, a forma de reduzirmos a destinação desse material no meio ambiente, é reduzir o seu consumo e, para isso, contamos com o apoio de todos”, comentou o secretário, que destacou: “além do fator sustentável, para a Prefeitura de Sertãozinho, a medida prevê uma economia de R$ 100 mil por ano com a aquisição de copos descartáveis e, nesse contexto, precisamos agradecer o apoio das secretarias de Administração e Planejamento, que desde 2013, estão fechando o cerco aos famosos copinhos, autorizando a compra somente para atendimentos externos, ou seja, para os visitantes das repartições”.

Os secretários presentes à ação aprovaram a iniciativa. “É muito válida a implantação desse projeto nas repartições municipais. Há muitos anos, a Secretaria de Educação e Cultura já havia eliminado o uso de copos descaráveis nas escolas municipais, onde os alunos utilizam canecas plásticas devidamente higienizadas”, comentou a secretária de Educação e Cultura, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção.

“Foi uma iniciativa bastante positiva. Na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, a partir de medidas internas já vínhamos reduzindo o uso dos copinhos. Agora, com a entrega das canecas, esse processo se torna mais fácil, é um incentivo a mais”, disse a secretária Janaína de Cássia Braga Mói Crosara.

Os servidores contemplados com as canecas reutilizáveis também aprovaram a medida. “Acredito que a medida sirva como um incentivo para as pessoas pensarem um pouco mais, antes de produzirem resíduos. Espero que todos contribuam, pois o meio ambiente vem pedindo socorro”, avaliou a chefe de sessão de pessoal, Rosemary Aparecida Catanante Santos.

“Considero a ação positiva e espero que os funcionários adotem esse novo hábito, que tem relação direta com a sobrevivência do nosso planeta”, opinou a servidora Ângela Maria Speranza Pereira.

Ao todo, 2.167 canecas foram distribuídas entre os servidores municipais.

Curiosidades sobre o copo descartável

- O uso de um copo descartável dura, em média, 15 segundos;

- Uma pessoa consome, no geral, 4 copos descartáveis por dia, que correspondem a 88 unidades por mês e 1320 por ano (contando apenas os dias úteis);

- Se um copo leva cerca de 50 anos para se decompor, isso quer dizer que, os copos descartáveis usados por uma única pessoa, ao longo de um ano, levarão 66 mil anos para se decomporem.

Fotos