Rede Incluir: uma iniciativa da Prefeitura que visa trabalhar políticas públicas para pessoas com deficiência

Rede Incluir: uma iniciativa da Prefeitura que visa trabalhar políticas públicas para pessoas com deficiência
23/03/2015

Com a finalidade de mobilizar entidades, instituições e empresas do setor público e privado do município a criarem um espaço de diálogo intersetorial, que visa promover ações voltadas para as políticas públicas de inclusão social e profissional para as pessoas com deficiência, Sertãozinho implantou, em maio do ano passado, o projeto Rede Incluir.

O projeto, que é uma iniciativa da Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Abastecimento e Relações do Trabalho, também tem como objetivo criar mecanismos para identificação de pessoas com deficiência que residem no município e no Distrito de Cruz das Posses.

Além disso, promove a sensibilização das instituições patronais e empresariais, sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, auxilia as empresas locais no cumprimento da Lei de Cotas, e mobiliza o poder público municipal a manter o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência.

De acordo com uma das articuladoras da Rede Incluir, Simone Belarmino, o projeto permite aos setores públicos e privados, a busca por alternativas que auxiliam e preparam as empresas para receberem os profissionais com deficiência. “Em breve, pretendemos realizar uma pesquisa na cidade para identificarmos o total de pessoas com deficiência e, posteriormente, caso tenham interesse, encaminhá-las para o mercado de trabalho. É importante destacar que, todos os resultados positivos alcançados nas ações, até o momento, ocorreram em virtude do trabalho dos setores e profissionais envolvidos”, explicou.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, o projeto visa facilitar a integração da pessoa com deficiência ao ambiente de trabalho. “Estamos procurando buscar soluções e transparência de algumas dificuldades enfrentadas pelas empresas, quando se fala de demanda, oferta e qualificação desses profissionais, para serem inseridos no mercado de trabalho”.

Desde sua implantação, o projeto vem buscando alcançar êxito em suas ações. Entre as principais atividades realizadas pela Rede Incluir, destacam-se: conclusão de proposta de minuta de lei para reformulação do Conselho de Pessoas com Deficiência; criação de logomarca e slogan da Rede Incluir e aproximação de órgãos públicos e privados que atendem pessoas com deficiência. É o caso, por exemplo, da interlocução entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do município e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

“Já os envolvidos no projeto participaram de cursos, workshops e palestras de capacitação, com assuntos voltados sobre pessoas com deficiência. E as devolutivas foram bem interessantes”, concluiu Simone. (Assessoria de Comunicação PMS)