REALIZAÇÃO - Prefeito Zezinho Gimenez entrega obra do Centro de Recursos e Apoio Pedagógico

17/08/2015

No último sábado, 08, a Administração do prefeito Zezinho Gimenez entregou mais uma importante obra para a população de Sertãozinho: o Centro de Recursos e Apoio Pedagógico (CRAP) “Profª Maria Lucia Zanandréa”, localizado no Jardim Canaã.

            Dezenas de pessoas prestigiaram a cerimônia de entrega da obra, entre familiares da homenageada, profissionais da Secretaria Municipal de Educação, representantes da imprensa, cidadãos em geral e autoridades municipais, como o prefeito Zezinho Gimenez; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni; a secretária municipal de Educação e Cultura, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção; o vereador Rogério Magrini dos Santos (autor da denominação do Centro); e o vereador Paulo Kroll, que representou a Câmara Municipal, entre outros vereadores e secretários municipais.

            A secretária municipal de Educação e Cultura destacou a atenção da Administração Municipal com a área educacional do município. “Estamos satisfeitos com todas as melhorias realizadas no Centro de Recursos e Apoio Pedagógico, que oferecerá melhores condições de atendimento aos nossos alunos e de trabalho para os profissionais. Só podemos agradecer todo o apoio da Administração Municipal, que não mede esforços para investir em Educação e, com essa obra, cumpre mais um compromisso assumido com a população”, pontuou Otávia Assumpção.

            Representando os familiares da homenageada, a saudosa professora Maria Lúcia Zanandréa, o sobrinho Geraldo José Zanandréa não escondeu a emoção. “Nossa família está muito emocionada e grata pela homenagem, pois a tia Lúcia sempre trabalhou com muita dedicação pelas crianças especiais”, comentou.

            Emocionado também estava o vereador autor da denominação, Rogério Magrini dos Santos. “Foi a tia Lúcia quem me incentivou e me mostrou que um aluno da APAE pode chegar longe. Sempre que eu e outros alunos sofríamos algum tipo de discriminação, ela nos lembrava que tínhamos potencial, que éramos capazes”, recordou-se.

            O vereador Paulo Kroll levou os cumprimentos da Câmara Municipal ao público presente. “Temos que parabenizar a Administração, pela entrega dessa obra tão importante e bem executada. Esperamos que ela possa auxiliar de forma plena todos que necessitam”, mencionou.

            Em seu discurso, o prefeito Zezinho Gimenez teceu elogios e agradecimentos, e destacou a importância da responsabilidade na gestão dos recursos públicos. “É preciso explicitar o excelente trabalho que a equipe da Secretaria de Educação e Cultura vem desempenhando em nosso município, e quem tem nos deixado muito satisfeitos. Da mesma forma, temos de reconhecer o trabalho do nosso Legislativo, pois acredito que Sertãozinho também seja um exemplo nesse aspecto, por contar com uma Câmara Municipal responsável frente às necessidades da cidade e da população. Aliás, responsabilidade tem sido a palavra de ordem tanto para o Legislativo, quanto para o Executivo, e é o que faz com que, mesmo em períodos difíceis, nossa cidade se diferencie das demais, que sofrem com obras paradas e até salários dos servidores atrasados”, considerou Zezinho.

            O prefeito também mencionou a homenageada, Maria Lúcia Zanandréa. “É uma justa homenagem, pois sabemos que a Maria Lúcia dedicou sua carreira, senão a própria vida, na defesa dos direitos e da educação das crianças especiais. A entrega do CRAP é mais uma realização, dentre tantas outras que pretendemos entregar em breve, como o prédio da Câmara Municipal, o Poupatempo, a creche do Jardim Vêneto, as sedes dos CRASs do Jardim Alvorada e do Conjunto “Anélio Celline”, a UBS do Jardim Santa Rosa, o Centro de Lazer e Esportes de Cruz das Posses, e outras”, disse Gimenez.

            Na sequência, o público presente pôde conferir duas apresentações especiais do coral da EMEF “Ângelo Colafêmina” para, em seguida, conhecer as dependências do CRAP.

 

            Sobre a obra

 

A entrega da obra do CRAP também marcou a finalização de serviços de reforma e ampliação executados na EMEF “Ângelo Colafêmina”.

            Os trabalhos foram iniciados, em dezembro de 2013, configurando um investimento da ordem de mais de R$ 1,6 milhão – recurso exclusivamente do município. A empresa responsável pela execução da obra foi a Construtora LAMG, vencedora da licitação.

            A sede do Centro de Recursos e Apoio Pedagógico (CRAP) conta com salas administrativas, recepção, sala de professores e coordenadoria, sala para deficientes visuais e auditivos, galpão para recreação, refeitório e cozinha, rampas e sanitários com acessibilidade, pórtico de entrada, estacionamento e fechamento com alambrado.

            No caso da EMEF “Ângelo Colafêmina”, os trabalhos de reforma e ampliação consistiram na implantação de biblioteca e almoxarifado, sala de reforço, aumento da cozinha e despensa, quatro salas de aula, sala de trabalhos manuais, sala de apoio, execução de muro de fechamento, playground, plantio de grama, adequações elétricas com iluminação externa, adequação da rede de combate a incêndio e colocação de pedrisco no estacionamento de veículos.

 

            Mais sobre o CRAP

 

            O Centro de Recursos e Apoio Pedagógico (CRAP) foi criado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em 2006, com o objetivo de realizar atendimento clínico especializado de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Funcionava, desde então, nas dependências da EMEF “Ângelo Colafêmina”, e agora, com a conclusão do prédio, já está funcionando desvinculado da unidade escolar.

            O CRAP conta com uma equipe multidisciplinar especializada nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Psicopedagogia. A frequência dos atendimentos ocorre uma vez por semana, com duração que varia de quarenta minutos a uma hora. Eles podem ocorrer de forma individual, em dupla ou em pequenos grupos, dependendo da necessidade da criança.

O CRAP funciona diariamente, das 7h e às 11h, e das 13h às 17h, atendendo, semanalmente, 260 crianças oriundas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município, com idades que variam entre quatro e 15 anos. (Assessoria de Comunicação PMS)