Queimadas na nossa região não param

Queimadas na nossa região não param
23/08/2021

Morro Agudo decreta estado de calamidade pública após registrar maior número de queimadas em SP

 

Decreto válido pelos próximos 60 dias deve ajudar agricultores a recuperar parte das perdas ocasionadas pelo fogo, diz secretário. Inpe mapeou 31 incêndios nos últimos dias.

Cidades paulistas com mais focos de queimadas

1º Morro Agudo: 31 focos

2º Martinópolis: 11 focos

3º São Carlos: 11 focos

4º Dobrada: 10 focos

5º Espírito Santo do Pinhal: 10 focos

6º Ibaté: 9 focos

7º Agudos: 8 focos

8º Jardinópolis: 6 focos

Recebemos ontem, na nossa redação, Serra Azul, São Simão e Dobrada.

 

Estragos

O vento, o tempo seco e o calor forte contribuem para a formação de grandes incêndios. Do alto, com auxílio de um drone, é possível estimar o tamanho dos danos causados às plantações.

 

O que pode causar as queimadas?

De forma direta, as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente.

 

Quais são os riscos e os prejuízos resultantes das queimadas?

Dentre as principais consequências das queimadas é possível citar algumas bem relevantes, como: alterações climáticas e comprometimento dos recursos naturais, além das consequências inevitáveis para a saúde humana, como problemas respiratórios, cardíacos, psicológicos, entre outros.

 

Qual o dano que pode causar ao solo?

Desencadeia o processo erosivo e outras formas de degradação do solo, aumenta da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global, polui nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas, destroi habitats naturais.