QUE COMECE A CERIMÔNIA!
Casamento Comunitário acontece neste sábado, dia 11, em Sertãozinho, e deverá reunir 136 casais apaixonados
Os buquês já estão prontos, os trajes, os padrinhos também, assim como já estão em andamento os preparativos para o Casamento Comunitário, que acontece neste sábado, dia 11, às 9h, no Parque do Cristo Salvador, em Sertãozinho.
A ação, que é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, deverá contar com a participação de 136 casais.
Esta será a segunda vez que a atual Administração Municipal promoverá a ação; em 2014 participaram 132 casais.
A edição deste sábado será nos mesmos moldes da anterior, com uma cerimônia para um número de convidados, que serão acomodados numa estrutura no Parque do Cristo Salvador, com cadeiras, tendas e orquestra. Tudo será conduzido por um Juiz de Paz.
As inscrições para o Casamento Comunitário tiveram início em abril. “Fizemos uma divulgação nesse período, sendo que todos os casais interessados em participar do Casamento Comunitário deveriam procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa. Os profissionais desses CRASs fizeram as inscrições e orientaram sobre os procedimentos necessários para realizarem o agendamento junto ao Cartório de Registro Civil, para que dessem entrada no processo de união civil”, explicou o diretor de departamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Felipe Aguiar Galdino Guiraldelli.
Ainda segundo ele, “os critérios sociais estabelecidos foram: que os casais, somando a renda de ambos, tivessem renda bruta inferior ou igual a três salários-mínimos, ou seja, R$ 2.640,00; e a obrigação de que um dos membros do casal residisse em Sertãozinho ou no Distrito de Cruz das Posses”.
Mesmo com a quantidade de casais, todos os ritos que exigem uma cerimônia serão realizados, inclusive com a tradicional entrada dos casais ao som da Marcha Nupcial. “A diferença é que, teremos um casal representando os demais simbolizando, assim, a união de todos. Toda a cerimônia será conduzida por um Juiz de Paz. Na sequência, haverá um brinde comemorativo, com sorteio de seis cortesias disponibilizadas por hotéis da cidade, e também a entrega das Certidões de Casamento para todos os casais que estiverem presentes à cerimônia”, completou Guiraldelli.
Para Felipe, a realização desse Casamento Comunitário tem um significado único. “Com a união civil proporcionada aos 136 casais participantes, que são de baixa renda, penso que iremos fortalecer os vínculos familiares, muitas vezes fragilizados. Legalizando a união, estamos dando a possibilidade de todos serem casados civilmente e gozarem de seus direitos e deveres por estarem juntos”, comentou.
É válido lembrar, também, que é uma ação de cidadania. “A maioria dos casais não teria condições financeiras de arcar com os custos de um casamento, desde a abertura deste processo no cartório até a realização de uma cerimônia. Sendo assim, o fato de poder propiciar este momento a tantos casais, para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que lida com a população vulnerabilizada, torna-se um acontecimento muito especial. É preciso agradecer todo empenho do prefeito Zezinho Gimenez, bem como de todos os profissionais envolvidos nesse grande e maravilhoso evento”, concluiu o diretor. (Assessoria de Comunicação PMS)