Quando você irá se aposentar?

28/12/2015

Você sabe responder a essa pergunta?

Você sabia que sua remuneração atual entrará no cálculo da sua aposentadoria?

Você sabia que é possível aumentar ou diminuir o valor das contribuições para o INSS? E que isso é fundamental para planejar o melhor custo-benefício entre o que você paga e o que receberá?

Pois bem. Se você não sabe nada disso ou pelo menos quase nada sobre isso, fique sabendo então que uma pesquisa efetuada por uma revista de âmbito nacional concluiu que apenas vinte por cento dos brasileiros sabe quando irá se aposentar.

Qual é a importância disso?

Quando você definir a data que irá se aposentar descobrirá quanto tempo ainda tem que contribuir até chegar a data da sua futura aposentadoria.

Esse conhecimento lhe proporcionará a possibilidade de não jogar dinheiro no lixo, visto que poderá aumentar o valor das suas contribuições caso isso realmente lhe favoreça; poderá reduzi-lo se o valor do benefício for muito baixo e até mesmo deixar de pagar o INSS caso já tenha atingido alguns requisitos necessários para concessão do benefício pretendido.

O primeiro passo é fazer uma contagem de tempo de serviço para saber as datas da futura aposentadoria. Isso pode ser feito gratuitamente no site www.tempodeservico.com.br.

Depois disso, de saber quando irá se aposentar, é hora de definir quanto será o valor do benefício.