Projeto Metalmecânica 2015 do CEISE Br/SEBRAE promove palestra sobre Planejamento

Projeto Metalmecânica 2015 do CEISE Br/SEBRAE promove palestra sobre Planejamento
16/03/2015

O CEISE Br e o SEBRAE-SP, através do Projeto Metalmecânica 2015, realizaram a palestra “Empresa organizada tem melhor desempenho”, na manhã dessa segunda-feira, 9, em Sertãozinho (SP).

De acordo com o consultor do SEBRAE-SP, Darcy Paulino Lucca Junior, o planejamento de uma empresa consiste em definir metas e estratégias para alavancar os negócios. “Nas organizações, as estratégias estão relacionadas ao controle sobre o destino da empresa, à visualização de oportunidades, e têm impacto a longo prazo”, exemplificou.

Segundo ele, antes mesmo de elaborar as metas e as estratégias, o empresário deve considerar os ambientes de seu negócio, ou seja, o macroambiente (fatores econômicos, sociais e culturais, tecnológico, naturais demográficos, políticos); o microambiente (fornecedores, clientes, concorrentes); e o interno – própria empresa (administração, recursos humanos, compras, produção, financeiro).

“Para isso, temos como ferramenta a análise SWOT ou FOFA, que pondera forças e fraquezas (pontos fortes e fracos no ambiente interno do negócio), e as oportunidades e ameaças dentro do ambiente externo”, acrescentou Junior.

Ainda para o consultor, “a criação de indicadores de desempenho possibilita mais poder na tomada de decisão. Planejar é essencial, seja qual for o tamanho do negócio”, concluiu.

Para o gerente executivo do CEISE Br, Sebastião Macedo, o momento delicado das economias nacional e internacional, exige das empresas melhor organização, visando definição de metas e estratégias para a sobrevivência, e também a busca de novos negócios.

Afirmou ainda que “o CEISE Br, através da parceria com o SEBRAE nesse projeto, oferece aos pequenos e médios empreendedores a oportunidade de acesso a informações de qualidade, que auxiliarão na busca da competitividade”, destacou. (Assessoria de Imprensa CEISE Br)