Políticas públicas para biocombustíveis serão debatidas na 18ª edição do CITI ISO DATAGRO

Evento com autoridades e lideranças em Nova York destaca a importância do regramento criado pelo legislativo para gerar segurança jurídica e atrair investimentos
As legislações aprovadas pelo parlamento brasileiro nos últimos anos para criar segurança jurídica no ambiente de transição energética serão debatidas no painel sobre políticas públicas, que abrirá discussões da edição de 2025 da CITI ISO DATAGRO NY Sugar & Ethanol Conference. A conferência realizada esse ano pela 18ª vez, é o evento técnico oficial da programação do tradicional New York Sugar Dinner, ambos ocorrendo em 14 de maio, em Nova York.
O novo regramento brasileiro para esta temática e o papel do Estado serão abordados com a participação de Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, juntamente com os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Raquel Lyra (Pernambuco), e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), da Senadora Tereza Cristina (PP-MS) e de outros parlamentares: Alceu Moreira (MDB-RS), Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, presidente da Frente Parlamentar do Hidrogênio Verde, relator da Lei Combustível do Futuro, autor da Lei do Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten) e relator do projeto de Lei de Reciprocidade Tarifária; Lindbergh Farias (PT-RJ), Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, Zé Vitor (PL-MG), presidente da Frente Parlamentar do Etanol, e Marussa Boldrin, relatora da Lei que criou o Programa de Aceleração da Transição Energética.
O tema é particularmente relevante no contexto atual, já que enquanto países desenvolvidos despendem cifras volumosas de recursos próprios para financiar a transição energética, o Brasil precisa criar condições propícias para atrair investimentos estrangeiros, viáveis quando há um ambiente regulatório confiável.
“O avanço das políticas públicas, como vimos com a aprovação de projetos recentes, é o motor que assegura a confiança de investidores no setor de biocombustíveis e na transição energética no Brasil,” destaca Plinio Nastari, presidente da DATAGRO, que mediará o painel de políticas públicas. “Criar esse ambiente previsível, com segurança jurídica, é fundamental para atrair capital internacional, fomentar a inovação e acelerar o papel que o país já ocupa como protagonista global em sustentabilidade.”
A conferência também contará com a presença dos deputados federais Odair Cunha (PT-MG), e Mateus Simões de Almeida (PSD-MG), Damião Feliciano, Domingos Neto, Luis Tibé, Odair Cunha, Rafael Brito, Aguinaldo Ribeiro, Carlos Veras, Isnaldo Bulhões e Dr. Luizinho. Outras autoridades que participam do evento são: João Campos (PSB-PE), prefeito de Recife; José Orive, diretor executivo da International Sugar Organization (ISO); André Rocha, presidente da FIEG e do SIFAEG; Silvio Rangel, presidente da FIMAT, e do Sindálcool MT; Renato Cunha, vice-presidente da FIEPE, e presidente da Novabio e Sindaçúcar PE; Pedro Robério Melo Nogueira, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçucar AL), coordenador do COAGRO da CNI; vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA); Amaury Pekelman, presidente da Biosul (MT); Edmundo Barbosa, presidente do Sindálcool-PB; e Hugo Cagno, presidente da UDOP.
"A posição do Brasil é estratégica para o mundo na transição energética. Por isso, regras claras, previsíveis podem abrir caminhos para o investimento", afirma André Cury, Head do Commercial Banking do Citi para Brasil e América Latina.
A programação da conferência também inclui debates sobre macroeconomia, com Andrew Hollenhorst, economista do Citi; Safra Brasil, mix e clima, com Bruno Serapião e Plinio Nastari; Comércio mundial e tendências no açúcar, com Humberto Jasso, Luther Markwart e Rob Johansson; Diversificação e novas aplicações na América Latina, com Harold Eder, Jorge Ferro e Martin Franzini; Novos mercados como SAF, biobunker e hidrogênio verde, com o Almirante de Esquadra José Augusto Cunha Menezes, Ed Mason e Julio Meneghini; Visão dos traders, com Michael McDougall, Gustavo Segantini, Jeremy Austin, Kona Haque; e Financiamento para expansão e diversificação, com Craig Cogut, Jean Luc Bernardi e Luiz Daniel de Campos.
Serviço:
Evento: 18ª CITI ISO DATAGRO NY Sugar & Ethanol Conference
Data: 14 de maio de 2025
Horário: 8h30 às 16h30 - Horário de Nova York
Local: 583 Park Avenue, New York, NY 10065, EUA
Inscrições: https://www.datagroconferences.com/inscricoes/18citiisosdatagro/
Sobre a DATAGRO
Com mais de 40 anos de mercado, a DATAGRO é uma consultoria agroindustrial independente com atuação global e referência no setor.
Produz análises, notícias e dados primários sobre agropecuária, soja, milho, algodão, cana, açúcar, etanol, biodiesel, café, citrus, pecuária, leite e outros, orientando a tomada de decisão de clientes em mais de 50 países. São mais de 130 relatórios mensais sobre 18 commodities agrícolas e de energia e mercados.
Ao todo, a DATAGRO reúne doze unidades de negócios: Alta Performance, Análise de Mercado, Consultoria Estratégica, Gestão, Markets, Financial, Governos, Benri, DataMaps, Deag, Geocane e Experience - área responsável pelos eventos, incluindo o Global Agribusiness Fórum (GAF) e o Global Agribusiness Festival (GAFFFF), os maiores eventos mundiais do agro, realizados todos os meses de junho (em 2025, dias 5-6 de junho no Allianz Parque, em São Paulo).
Assessoria de Imprensa DATAGRO
Agência Fato Relevante - datagro@agenciafr.com.br